Em 2019 a Casa da Criatividade e os Paços da Cultura, em S. João da Madeira, prometem muitas novidades e diversidade de espectáculos. Segundo dados apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, serão "70 espectáculos de música, teatro, cinema, incluindo programação infantil e familiar". A grande novidade é a Alternativa à 5ª, mais uma oferta cultural, que acontecerá à quinta-feira, a que se juntará a continuidade das sessões cinematográficas do Cineclube S. João, estando previstas 11 sessões, na primeira quinta-feira de cada mês.
Paulo de Carvalho, Shirley King, Diogo Piçarra, Selma Uamusse, Lisbon Poetry Orchestra, Jacinta, Cícero e Cecília Krull López, são alguns dos nomes mais sonantes que irão passar pelos palcos sanjoanenses. A peça teatral “Tudo ao molho e fé em Deus”, de Carlos Cunha, entre outras, e várias conferências do ciclo "Pensar o Futuro", que trarão a S. João da Madeira nomes como , Manuel Carvalho da Silva, ex-secretário geral da CGTP, da atual ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do investigador e ambientalista Viriato Soromenho-Marques, e do físico Carlos Manuel Batista Fiolhais, farão também parte do cartaz para este ano, que Jorge Sequeira considera que teve a preocupação de “ir ao encontro de diferentes públicos”. Como defende o autarca, a fidelização de espectadores “depende da existência de uma oferta diversificada e qualificadora, que, ao mesmo tempo coerente e eclética, reforce o papel da cultura na vida das comunidades, capacitando-as para consumos exigentes e desafiadores”.
Número de espectadores cresceu em 2018
O momento da apresentação da nova programação serviu ainda para fazer um balanço de 2018, que, segundo os dados apresentados, apontam para 30556 espectadores que passaram pelos dois palcos, entre programação e cedências das salas. Estes números apontam para um crescimento de espectadores na ordem dos 5434 comparativamente com 2017, mas também com um acréscimo do número de espectáculos, que foram mais 18 do que no ano anterior. Tudo isto permite avaliar que a média de espectadores por espectáculo também aumentou.
Este balanço deixou satisfeito o Presidente da Câmara, que considera que valeu a pena o reforçou na oferta cultural na cidade.
A conferência de imprensa teve ainda uma surpresa, com a presença e participação de Aline Frazão, que proporcionou um momento musical aos jornalistas, antecipando o concerto que a artista angolana deu a noite passada, na abertura da programação de 2019 da Casa da Criatividade e dos Paços da Cultura.
Comments