A 38ª edição do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira sai à rua este sábado, 23 de fevereiro, pelas 10h00. Já na 38ª edição, o evento apresenta novidades em 2019 e tem como mote, que serve de inspiração às máscaras deste ano, "Sem tema... Não temas!"
Serão aproximadamente 1700 alunos a desfilarem pelas ruas da cidade, desde os jardins-de-infância, aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, passando ainda pelos do ensino secundário, assim como os alunos da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, que serão acompanhados por uma performance especial apresentada pelo Instituto Confúcio, que em parceria com a Universidade de Aveiro, é responsável pelo ensino do Mandarim em escolas sanjoanenses. Esta é uma das novidades da edição deste ano do evento, com a apresentação da “Dança do Dragão”, uma arte tradicional chinesa que envolve cor, movimento, acrobacia e fantoches gigantes suportados por vários ginastas, que poderá ser apreciado ao longo de todo o percurso.
Mas há mais novidades para quem vem assistir ao evento. Serão colocadas bancadas na Praça Luís Ribeiro, para quem queira assistir ao final do desfile, que volta a este local pelo segundo ano consecutivo. A outra das novidades está relacionada com o facto do Carnaval das Escolas assumir o estatuto de "eco-evento", com a distribuição de água a ser feita através de copos biodegradáveis, produzidos em cana de açúcar. Segundo a autarquia sanjoanense, "trata-se de uma medida ecológica que, em 2019, passa a ser praticada em todos os eventos organizados pelo município".
Percurso do corso de Carnaval irá condicionar o trânsito automóvel
O início do corso de Carnaval, volta a ser na Rua dos Bombeiros Voluntários e Avenida da Misericórdia, seguindo, depois, pela Avenida Dr. Renato Araújo até ao cruzamento com a Rua 5 de Outubro, onde o corso inverte a marcha até à Rua Dr. Maciel e sobe para a Praça Luís Ribeiro. Com esta alteração, o desfile deixa de passar em frente ao Mercado Municipal. O desfile irá condicionar a circulação automóvel, logo no início da manhã, sendo que os condutores terão de encontrar vias alternativas se quiserem aceder ao centro da cidade. Em relação ao estado do tempo, as previsões não apontam para a ocorrência de chuva, sendo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê céu limpo durante a manhã, e o surgimento de nuvens altas com o avançar da tarde, e temperatura a atingir os 21º Celsius. No entanto, e caso as condições do estado do tempo se venham a alterar, o desfile será adiado para o sábado seguinte, dia 2 de março, no mesmo horário.
Comments