A Sanjotec, Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira, voltou a ser palco para mais uma edição do Simpósio de Medicina Desportiva, numa organização da secção de basquetebol da Associação Desportiva Sanjoanense, este ano com a parceria da Associação de Futebol de Aveiro. Ao longo de todo o dia de sábado, 16 de março, 70 participantes tiveram a oportunidade de ouvir, partilhar conhecimento e experiências numa área muito importante para o sucesso e desempenho desportivo dos atletas.
Num total de 10 oradores, alguns dos quais que fazem atualmente parte do corpo clínico dos principais clubes nacionais, falaram dos mais diversos temas que envolvem as lesões e formas de tratamento mais adequadas. Desde médicos, fisioterapeutas, podologistas, professores universitários, entre outros, partilharam um pouco do seu conhecimento e da sua experiência possibilitando aos participantes adquirir mais conhecimento nesta área, independentemente do cargo que ocupam.
Este evento que arrancou em 2015 tem vindo a afirmar-se como uma mais valia para profissionais de saúde, e mesmo para treinadores, muito graças à qualidade dos intervenientes que têm passado pelas anteriores edições. Este ano, mais uma vez a organização apostou num excelente leque de oradores, bem como em temas de interesse comum, num simpósio de qualidade. A edição deste ano, para além dos créditos do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), contou também com a certificação da UEFA.
Dividido em quatro painéis, a manhã começou com a temática da "Avaliação médica de pré-temporada: O que valorizamos?, pelo médico Diogo Santos, do Boavista, seguido de Janete Leiras, podologista que já trabalhou, entre outros clubes, no Sporting Clube de Portugal, abordando as "Implicações biomecânicas do pé na prática desportiva (rendimento/lesões)".
No segundo painel, falou-se de "Lesões desportivas - estatégias preventivas", pelo médico Eduardo Filipe, do Sporting de Braga e da "dor na alta competição e técnicas ecoguiadas", pelo médico Miguel Costa, do Portimonense.Da parte da tarde, o primeiro interveniente foi o professor universitário, Manuel Gutierres, que falou sobre o "Ombro doloroso do atleta", seguindo a especialista em medicina desportiva, Helena Fernandes, que abordou a "Reabilitação do ombro do desportista". A fechar o primeiro painel da tarde, o fisioterapeuta, Marcelo Teixeira, que a explicou "O que é a fisioterapia invasiva".
A fechar este 5º Simpósio de Medicina Desportiva, uma abordagem não tão vocacionada para as lesões e técnicas de tratamento, mas sim "Aplicação de tecnologias no treino - prevenção e performance", pelo sanjoanense Pedro Silva, ex-vereador do Desporto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que juntamente com Ricardo Ribeiro, via skype, abordaram esta temática. O último interveniente do dia foi André Seabra, diretor da Portugal Football School, um projeto da Federação Portuguesa de Futebol, que deixou no ar a receita e o próprio medicamento para a cura de algumas doenças, através da prática desportiva, e em especial o futebol, até porque essa é a sua modalidade de eleição e a sua paixão.
O presidente da Sanjoanense, Luís Vargas Cruz, no final do evento não escondeu a sua satisfação pelo sucesso de mais uma edição do evento, considerando que, e no seguimento da qualidade das edições anteriores, "correu muito bem quer a nível de participantes, quer a nível de mensagens transmitidas pelos oradores". Para o presidente do clube, este projeto, que nasceu há cinco anos atrás, cada vez mais se vem afirmando como um momento importante para a aquisição de conhecimento, não esquecendo a importância dos parceiros que contribuem para o seu sucesso. Atualmente o Simpósio de Medicina Desportiva já chega a mais pontos do país, tendo-se registado participantes das mais diversas localidades, o que satisfaz a organização.
A sessão de encerramento esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, tendo também marcado presença a vereadora dos Desporto, Rosário Gestosa e o presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Arménio Pinho.
O edil sanjoanense começou por saudar os presentes e aproveitou para falar das políticas desportivas do concelho implementadas, no âmbito do repto lançado pela intervenção do responsável da Portugal Football School, para a prática de pelo menos uma hora de desporto por dia. "A prática de uma hora de educação física por dia foi o principal slogan de nossa campanha eleitoral", referiu. Para o autarca "hoje a obesidade e a diabetes mata muito mais do que as guerras", números que diz o ter preocupado, e que o levou a lançar um programa, o qual garante que ao fim dos quatro anos de mandato "as crianças terão uma hora de educação física diária". Lembrando que já foram dados alguns passos nesse sentido, contratando professores de educação física "para irem coadjuvar, durante o horário curricular normal dos professores titulares do primeiro ciclo, a ministrar essa atividade física", o autarca reforça a ideia de que todo o investimento feito no desporto é bem encaminhado, pois estamos a falar de uma "questão de saúde pública".
O autarca aproveitou ainda para falar dos novos equipamentos desportivos que foram construídos nos bairros sociais, garantindo que vai ser desenvolvido um programa, junto dos moradores, "para as chamar à utilização desses equipamentos", afirmando que "temos de ter estratégias de trazer as pessoas para a prática desportiva". Nessa linha de raciocínio, Jorge Sequeira deixou a garantia de, durante este ano, vir a ser lançado um programa de "uma semana de promoção de desporto para os seniores, convidando-os a utilizarem essas instalações para estimular a atividade física".
Jorge Sequeira anuncia apoio financeiro extra para apoio a clubes que criem espaço para atletas com deficiência
Na competição abordou também o apoio dado através dos contratos de apoio de desenvolvimento desportivo, que também já chegaram às modalidades "de puro recreio", avançando que este ano irá ser colocada uma cláusula para que os clubes criam espaço para atletas portadores de deficiência, sendo "dado um apoio financeiro extra para os clubes que tenham essa atenção".
A concluir a sua intervenção falou ainda da campanha da ética desportiva, apresentando a caixa com a bula e todas ações desenvolvidas neste sentido, lembrando aos presentes que "somos uma cidade amiga do desporto".
Комментарии