No próximo dia 1 de Setembro, o Zoo de Lourosa celebra o Dia do Abutre, com uma série de atividades que darão a conhecer curiosidades e peculiaridades sobre estas aves.
As atividades terão lugar no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Abutre, efeméride marcada no primeiro sábado de Setembro, e que pretende alertar a comunidade para o papel vital que estas aves desempenham na saúde dos ecossistemas do nosso planeta, sublinhando a importância da sua conservação.
Atualmente, os abutres enfrentam graves ameaças. A colisão contra linhas de alta tensão, a falta de alimento, a perda de habitat e o envenenamento são algumas das inúmeras razões que põem estas espécies em perigo. Sabe-se que, das 23 espécies de abutres existentes no globo, 11 estão em perigo, pelo que esta celebração tem como objetivo alertar a comunidade para esta realidade.
Em destaque estará também o Urubú-rei, espécie cujo programa reprodutivo da Associação Europeia de Zoos e Aquários- EAZA- é coordenado pelo Zoo de Lourosa desde 2016.
Ao longo do dia serão diversas as atividades que irão decorrer, e que os visitantes podem acompanhar. Às 11h00 e 15h00 decorrerão palestras, onde é possível aprender tudo sobre os Abutres. Quantas espécies existem, onde as podemos encontrar, quais os seus hábitos alimentares, as ameaças que enfrentam e algum do trabalho que está a ser desenvolvido para as proteger.
Outra das atividades são os ateliers, que terão quatro sessões ao longo do dia, às 11h30 até às 12h30 e das 16h00 às 17h00.
A proposta é que a brincar também se aprende, e por entre jogos, papel, lápis e tesoura, o Zoo de Lourosa proporciona o conhecimento de algumas características dos protagonistas deste dia - os abutres, também denominados por “recicladores da natureza”.
Estas atividades estão incluídas na entrada do parque, de acordo com o tarifário em vigor.
Comments