A Festa das Fogaceiras, uma das maiores festividades religiosas do Norte de Portugal, e
a mais identitária do concelho de Santa Maria da Feira, volta a acontecer no dia 20 de
janeiro, cumprindo-se uma tradição com mais de 500 anos de devoção ao mártir S.
Sebastião.
Este festividade, que se celebra, também, além-fronteiras, pelas comunidades de feirenses instaladas na África do Sul, Brasil e Venezuela terá, mais uma vez três grandes momentos, onde o branco dos vestidos das meninas, com as suas cintas coloridas e de fogaça à cabeça se destacam.
Às 10:30h tem início o Cortejo Cívico, entre os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, já com as meninas a transportar à cabeça as tradicionais fogaças, coroadas de papel de prata de
diferentes cores, seguindo-se às 11:00h, a Missa Solene com Bênção das Fogaças, presidida pelo Bispo do Porto.
Para as 15:30h está marcada a Tradicional Procissão das Fogaceiras com cerca de 300 meninas a desfilar de branco pelas ruas do centro histórico, transportando à cabeça o pão doce que desde há mais de cinco séculos a comunidade vem entregando a S. Sebastião para agradecer a sua proteção.
Entretanto, o programa cultural da Festa das Fogaceiras 2020 estende-se por todo o mês de janeiro, com diferentes iniciativas, da música ao teatro, passando por exposições até a concursos e oficinas artísticas. O programa culmina a 25 de janeiro, com o espetáculo Variações Filarmónicas, pelas 21 h 45, no Grande Auditório do Europarque, numa perfeita homenagem à vida e obra de António Variações.
Comments