A segunda edição do Chá de Poesia, uma iniciativa da Associação de Pais da Escola João da Silva Correia, e que conta com o apoio da direção do agrupamento de escolas, e das professoras bibliotecárias Ana Paula e Graça Coutinho, voltou a deixar uma marca positiva, reforçando a ideia de que é importante a criação de hábitos de leitura. Este é já um evento que começa a ser uma referência no seio da comunidade escolar, envolvendo professores, alunos, pessoal não docente e pais, mas que começa a ultrapassar a fronteira da escola.
A edição deste ano, sob o mote “ A poesia também é para comer”, apresentou novidades, e “elevou a fasquia” ao incluir convidados externos ao meio escolar, “que trouxeram uma grande mais-valia ao evento”, conforme referiram os membros da Associação de Pais.
Na sexta-feira, 29 de março, o espaço polivalente da Escola João da Silva Correia tornou-se pequeno para as cerca de duas centenas de pessoas que puderam desfrutar de um momento de poesia servida à mesa, que contou com a participação de alunos e professores da escola sede, EB 2, 3, da EB1/JI dos Condes, Casaldelo, e da participação especial do performer Paulo Condessa, um dos nomes fortes da “Poesia à Mesa” e de Sérgio Correia, que o acompanhou à guitarra, numa interpretação muito própria do declamador.
A edição deste ano apostou ainda em mais convidados, também associados a este evento, como foi o caso do grupo da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, que declamou um pouco daquilo que haviam apresentado na peregrinação poética. Quem também voltou a marcar presença foi a poeta sanjoanense Dina Silvério, que apresentou alguns dos seus poemas, inclusivamente um apresentado em público pela primeira vez, tudo isto, sempre com o olhar atento da vereadora da Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Irene Guimarães, que deixou palavras de elogia pela iniciativa, não terminando sem aceitar o repto para também ela declamar uma poesia.
E foi envolto neste espírito que a “Poesia à Mesa” já criou na cidade, que nesta noite ouviu-se declamar, interpretar e cantar as palavras dos poetas, em português, francês e inglês, perante uma plateia que foi reagindo e por vezes interagindo.
Da parte da direção do Agrupamento ficou também a nota positiva pela iniciativa, tendo António Mota Garcia elogiado, mais uma vez, o trabalho que a Associação de Pais tem vindo a desenvolver, e dando os parabéns aos pais que se envolveram na realização do evento. Aproveitou ainda o momento para lembrar que a escola e associação precisa que mais pais se associem a esta causa, até porque com a saída de alguns alunos que finalizam o ensino secundário, os pais também deixam de pertencer à associação, lançando o repto para que se juntem a esta equipa e se envolvam um pouco mais, criando-se assim um elo de ligação mais forte entre a comunidade e a escola.
No final da noite o balanço feito pelos participantes neste serão cultural foi positivo, e da parte da organização ficou uma clara “sensação de dever cumprido e satisfação pelo excelente momento proporcionado a toda a comunidade”, frisou a Associação de Pais.
Comments