top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Agravamento do estado do tempo a partir da tarde coloca em risco realização de corsos de Carnaval


O estado do tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas, alerta a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), devido a um agravamento das condições meteorológicas, que inclui períodos de chuva, por vezes forte e persistente, nas regiões norte e centro do país, passando a aguaceiros que poderão ser de grande intensidade, acompanhados por granizo e trovoada. Estas condições são esperadas entre o início da tarde de terça-feira e o final da manhã de quarta-feira, colocando em dúvida a realização dos desfiles de Carnaval agendados para amanhã.

A mesma nota alerta ainda para a ocorrência de rajadas de vento de 80km/h a norte do Cabo Mondego, velocidade essa que deverá subir para os 100km/h nas regiões norte e centro do país a partir da tarde de amanhã, até ao início da manhã quarta-feira.

A ANPC deixa ainda o alerta para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira, associado à saturação dos solos, pela perda da sua consistência”.

Perante a possibilidade da ocorrência destas condições, a Proteção Civil aconselha a população a “desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”. Aconselha ainda a não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.

Por último, mas não menos importante, a Proteção Civil pede ainda às pessoas que evitem andar junto à orla costeira e que não pratiquem atividades relacionadas com o mar.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page