Muito próximo do início de mais uma edição da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira, o deputado feirense, Amadeu Albergaria, reclama a atenção do Governo para o castelo, que necessita de obras. Numa audição à ministra da Cultura o deputado do PSD defendeu esta quarta-feira que a Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira seja ouvida pelo Ministério da Cultura no âmbito do processo de transferência dos monumentos para as autarquias.
Na sua intervenção, numa audição à ministra da tutela, Amadeu Albergaria reclamou que “o castelo de Santa Maria da Feira precisa de obras e, estando, tanto a Câmara [Municipal] como a comissão de vigilância empenhadas que elas se façam, seria importante o apoio do governo português, nomeadamente através de financiamento” – vincou Amadeu Albergaria na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
O parlamentar social democrata fez, na sua intervenção, um registo de interesses, uma vez que integra o Conselho Geral da Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira, que disse ser, “provavelmente, caso único em Portugal, em que uma associação de direito privado tem a responsabilidade atribuída pelo Estado para a gestão” do monumento.
Amadeu Albergaria sugeriu à ministra que esta comissão de vigilância, no processo de transferência destes monumentos para alçada das autarquias, pudesse ser ouvida, uma vez que, até ao momento, neste processo, isso ainda não se verificou.
Por outro lado, o parlamentar social democrata questionou a governante sobre se existiria alguma hipótese ou estaria prevista a “abertura de alguma linha de financiamento para obras, não de gestão corrente, não de obras correntes, mas de consolidação do próprio monumento”.
Comments