No passado sábado, 30 de novembro, o auditório do Salão Nobre da sede da Junta de Freguesia de Canedo, Vale e Vila Maior, encheu para ver a apresentação da segunda edição do Livro “São Pedro de Canedo, História de uma Vila” de Emanuel Alexis.
A sessão contou com diversas individualidades, entre as quais a deputada Susana Correia, os vereadores da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Vítor Marques e Margarida Gariso, os presidentes de Junta de Freguesia da União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, e da Lomba, freguesia vizinha a Canedo, do historiador e Professor Doutor Roberto Carlos Reis, e dirigentes associativos locais, bem como população em geral.
O vereador Vítor Marques na sua intervenção referiu a “importância da educação na construção dos novos jovens” e que o autor do livro, Emanuel Alexis “segue os passos do seu pai Manuel Alexis que desde muito novo integra ativamente associações e causas locais”.
Já o presidente da Junta, Paulo Oliveira, afirmou que esta obra é importante para a freguesia, sendo que compila muitos dados existentes sobre ela, não deixando de parabentear a obra do jovem Canedense em quem tem orgulho de ser seu presidente de Junta.
Por fim, Emanuel Alexis, autor desta obra, começou por afirmar que “esta obra surgiu pelo desejo de fazer mais e melhor pela minha terra, pela terra que me acolhe de braços”, esclarecendo que "para que não se iludam que uma exposição histórica como esta seja um simples e ínfimo custo, mas que encarem como oportunidade, como um benefício”.
O jovem canedense encerrou a sua intervenção agradecendo a todos aqueles que contribuíram para a realização e sucesso desta obra, deixando ao publico uma mensagem final: “que nunca se perca o amor que temos à nossa freguesia, e a vontade de fazer mais e melhor por ela”.
A cerimónia contou ainda com a animação do Quinteto de Saxofones da Banda de Música dos Mineiros do Pejão e da Tuna Universitária de Aveiro.
Comments