No âmbito da política cultural municipal de apoio à criação artística contemporânea, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou, na sua última reunião, a atribuição de bolsas de apoio para artistas e companhias em residência no Imaginarius Centro de Criação – Arte e Espaço Público.
A companhia holandesa Klub Girko, em residência artística partilhada entre o Cineteatro António Lamoso e o Imaginarius Centro de Criação – ICC, entre 13 e 19 de maio, vai receber uma bolsa, no valor de 995 euros, para fazer face a despesas de deslocação e alimentação.
Os dois projetos a solo desta companhia – China Series e Combat d’Coq – integram as estreias pré-festival Imaginarius e vão ser apresentadas no dia 18 de maio, pelas 19:00h, no ICC.
Uma conversa e uma performance: China Series, de Julian Vogel, trabalha a desconstrução e reconstrução do objeto “Diabolo”, no qual o material que nos é mais familiar, o plástico, é aqui substituído pela cerâmica; Combat D’Coq, de Josef Stiller, é uma performance intimista que vive da relação e da reação física do público. Para uns uma tradição comum a vários países, a luta de galos, para outros, a memória de um jogo de infância, de reação e equilíbrio.
À Instalação e Performance Sonora II… (Duas Linhas e Três Pontos), de Francisco Oliveira, foi atribuído um apoio financeiro de 1 620 euros, para colmatar as despesas inerentes aos 42 dias de residência no concelho. Esta Criação Imaginarius, em estreia absoluta no festival, integra o Projeto 140 Mil Memórias e vai mostra-se ao público no dia 23 de maio, pelas 21:30h, e nos dias 24 e 25 de maio, pelas 22:45h, na Eira do Orfeão.
Esta performance sonora ativa uma instalação que toca a experiência de viver com a memória de algo que deambula entre a presença e o esquecimento. Entre duas linhas escrevem-se histórias e é também entre duas linhas que são esquecidas. O vazio de cada lugar vago no comboio é ocupado por uma história estranha…
O Festival Internacional de Teatro de Rua – Imaginarius está de regresso a Santa Maria da Feira, entre 23 e 25 de maio.
Comments