Aprovado por unanimidade apoio financeiro de mais de 20 mil euros para a edição 2019 do Andebolmania
- pguimaster
- 8 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Foi aprovado por unanimidade, esta quarta-feira, em reunião da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o apoio financeiro à edição deste ano do Torneio Internacional de Andebol - Andebolmania, que se realizará entre os dias 17 e 20 de abril. A verba atribuída, no valor total de 20.311,48 euros, dos quais 7.811,48 euros correspondem a apoio logístico, com a cedência, por parte da edilidade, de instalações desportivas, Sala dos Fornos, residências da Oliva Creative Factory, transportes, recursos humanos, limpeza e apoio na comunicação, e os restantes 12.500 euros correspondem a apoio monetário para fazer face às despesas com a organização.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, justificou o aumento da verba atribuída com o facto de este ano o torneio contar com um maior número de participantes, sendo esperados 2400 atletas, distribuídos por 148 equipas, aumentando exponencialmente os custos inerentes de alimentação, alojamento nos espaços escolares e do serviço regular de transportes.
O vereador Paulo Cavaleiro referindo-se ao evento começou por dizer que "é uma tradição de há muitos anos", recordando que o torneio teve início em 1991, na altura intitulado de "Torneio da Páscoa". Considerando que se trata de um projeto que "a Câmara Municipal apoiou desde a primeira hora, ajudando-o a crescer", acredita que "é sempre possível ajudar mais", lembrando que ao longo dos anos "temos vindo a aumentar os apoios, quer logísticos, quer financeiros". Para o vereador da coligação PSD/CDS-PP, "considerando que a Câmara tem neste momento melhores condições financeiras que há dois anos atrás, acho que pode dar um apoio financeiro maior", frisando que "faz todo o sentido que a Câmara seja parceira deste tipo de projetos".

O Andebolmania, com o passar dos anos, alcançou uma elevada notoriedade internacional, fazendo dele uma referência na organização deste tipo de eventos desportivos, e contribuindo para projetar e promover a cidade. Para além do forte contingente português e espanhol, na edição deste ano são esperadas equipas oriundas do Canadá, Eslovénia, França, Irlanda e Mónaco, com base no forte investimento feito pela organização para atrair mais equipas estrangeiras.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, lembrou ainda que "este evento traz um enorme retorno financeiro à cidade", que o estudo realizado pela empresa Scope Invest confirma, com um impacto económico superior a 650 mil euros em quatro dias de duração do Andebolmania.
Comentários