O Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira vai já para a sua 12ª edição, sob o tema "Tempo". Apresentado esta tarde à imprensa, o evento acontece entre 17 e 21 de outubro, na Torre da Oliva. O orçamento desta edição está fixado nos 25 mil euros, sendo que a Junta de Freguesia conta com um apoio de 4 mil euros da Câmara Municipal, a que se junta ainda o apoio logístico, bem como todo o apoio dado pelas empresas que patrocinam o evento. Esta edição fica marcada desde logo com um novo recorde de candidaturas, num total de 119, que perfaz um total de 238 obras (duas obras de cada autor), maioritariamente de ilustradoras (91), contras apenas 28 homens. Os portugueses são quem mais dominam o concurso, com um total de 69 candidatos, seguidos de 23 candidaturas oriundas de Espanha, 12 do Brasil, 5 da Argentina, 4 de Itália, 4 do México, 1 do Chile, 1 da Lituânia, 1 da Rússia e 1 da Ucrânia. As obras já foram avaliadas por um júri composto por cinco elementos, o empresário Alberto Bulhosa, o ilustrador André Letria, o proprietário da única livraria só de ilustração, Francisco Vaz Silva, o especialista em banda desenhada e representante da Federación de Asociaciones de Ilustradores Profesionales (FADIP), Santy Gutiérrez e da ilustradora sanjoanense, que até à edição anterior esteve ligada à organização do evento, Sofia Neto, que selecionaram o trabalho de 25 ilustradores, dos quais 13 são portugueses, 7 espanhóis, 2 brasileiros, 2 argentinos e 1 mexicano, que agora vão a concurso.
A grande novidade deste ano é a apresentação de sapatos produzidos com pele ilustrada por uma das ilustradora selecionada da edição do ano passado, a portuguesa Ana Rita Robalo. O lançamento desta linha de sapatos unissexo, produzida por uma das empresas sanjoanenses que é parceira do evento, vai estar disponível para andar em pés mais arrojados. A Evereste é uma das mais antigas empresas de calçado em S. João da Madeira, que aceitou a "provocação" lançada pela presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira, Helena Couto, que quer "cada vez mais envolver as empresas no Encontro de Ilustração, de forma a que este se torne auto sustentável". Esta novidade vai já estar disponível durante o evento, com a Junta de Freguesia a adquirir 10 pares, num total de produção de cerca de 50 pares da marca Perks, que estarão à venda praticamente a preço de custo. Helena Couto foi peremptória ao afirmar que a Junta não tem qualquer interesse económico pois, "não pretendemos entrar nesta área de negócio", ironizou. Segundo a autarca, "os sapatos são um exemplo daquilo que a ilustração pode significar para as empresas", estando aberta a novas parcerias e novas ideias que possam surgir.
Para a presidente da Junta de Freguesia de S. João da Madeira a ligação às empresas é o que distingue este encontro de outros que existem em Portugal, mostrando o potencial existente para as próprias empresas que se envolvam. Nesse sentido, e numa primeira fase, a Junta de Freguesia irá promover os sapatos, sendo "comerciante, de um produto que é um bom exemplo daquilo que a ilustração pode permitir às empresas", referiu. Nessa linha de pensamento, durante o Encontro de Ilustração irá também decorrer uma conferência onde é possível mostrar a aplicação da ilustração nos produtos, sendo que "já temos dois ou três empresários disponíveis para vir a essa conferência, e eles próprios apresentarem desafios para eventuais trabalhos que possam ser ilustrados".
Concerto Ilustrado, apresentação de livro, workshops, exposições e muito mais
O Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira já se vai começar a sentir na cidade a partir do próximo dia 19 de setembro.
Neste dia serão inauguradas exposições das obras dos 25 ilustradores selecionados a concurso, juntamente com 25 obras de ilustradores espanhóis, da Associação de Ilustradores da Galiza e ainda uma mostra de obras da ilustradora vencedora do último encontro, Cláudia Salgueiro. Estas exposições, que estarão patentes até 21 de outubro, podem ser visitadas, e com visitas guiadas, desde que devidamente solicitadas à Junta de Freguesia. Aos trabalhos a concurso, posteriormente se juntarão os dos concursos das escolas, que no último dia do evento serão apresentados os vencedores dos cinco escalões. "Este concurso visa estimular o gosto pela ilustração e a criação de dinâmicas na sala de aula que possam desenvolver o sentido estético e a criatividade das crianças e jovens. Visa, ainda, criar metodologias e estratégias de abordagem da ilustração em contexto educativo para desenvolvimento de projetos sólidos nesta área", refere a organização. O concurso é aberto e exclusivo a todos os alunos dos Agrupamentos de Escolas da cidade, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário e decorre até ao dia 14 de outubro.
Entre os dias 17 e 21 de outubro, a Torre da Oliva será o centro das operações, onde haverá workshops dos ilustradores convidados, feira da ilustração, oficinas gratuitas para o público em geral, durante o fim-de-semana do evento, conversas/conferências com os temas "A importância da existência de uma associação de ilustradores" e "A ilustração e a sua aplicação em produtos", apresentação de livros e sessões de autógrafos, livraria ilustrada com Francisco Vaz Silva e o concerto ilustrado na Casa da Criatividade, um dos momentos altos do evento, do qual a presidente da Junta não quis, ainda, levantar a ponta do véu em relação aos participantes.
Comments