A Associação Desportiva Sanjoanense está hoje, dia 25 de fevereiro, a comemorar 95 anos de vida. O ecletismo do clube vem já desde a primeira hora, tendo-se mantido com o passar dos anos. Novas modalidades entraram, outras saíram, mas o clube não perdeu a sua identidade. O bairrismo e orgulho das suas gentes, fizeram com que o clube estivesse sempre na linha da frente, formando atletas e campeões, sem nunca esquecer a necessidade da criação de condições para a prática das mais diferentes modalidades. Com isso, há várias décadas atrás lançou mãos à obra e construiu um pavilhão. Foi já no longínquo ano de 1960 que se concretizou uma das mais emblemáticas obras do clube e do próprio concelho, fruto da determinação e do bairrismo da população.
Inaugurado nesse ano o Pavilhão dos Desportos, que passou a ser a “casa” do maior clube de S. João da Madeira, foi obra de muitos sanjoanenses, não só através de donativos em dinheiro, mas também em material e até em trabalho. E foi toda esta união de esforços que fez com que a Sanjoanense se tornasse um dos primeiros clubes nacionais a ter pavilhão próprio, com a inauguração a acontecer a 13 de Fevereiro de 1960.
E foi esta casa que foi palco de muitas vitórias, com o momento alto a acontecer em 1986, com a conquista da Taça das Taças em hóquei em patins.
Inaugurado ginásio e sala de troféus
Para assinalar os 95 anos de vida, o dia começou com o tradicional hastear das bandeiras, na sede, situada no Pavilhão dos Desportos, onde o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, se associou às comemorações.
Este momento foi seguido de uma visita às remodeladas instalações no pavilhão, onde outrora esteve instalada a sala de troféus, e que agora deu lugar a um ginásio, para uso dos atletas, e que conta com diversos aparelhos. A visita contou ainda com uma passagem pela nova sala de troféus, situada no Centro Comercial S. João, localizado ao lado do Pavilhão dos Desportos. Este novo espaço permite aos visitantes uma visualização de grande parte dos troféus conquistados pelas mais diversas modalidades do clube, sem haver a necessidade de entrar dentro da própria sala, devido a tratar-se de uma loja com visibilidade a toda a volta, explicou o presidente da Sanjoanense.
"Estão aqui cerca de 500 troféus, dos mais de mil que o clube conquistou", referiu Luís Vargas Cruz, sendo que isso foi motivo para que tenha lançado um repto ao presidente da Câmara Municipal da necessidade de um espaço com maior dimensão. "Daqui só passando para um museu", pediu Vargas Cruz, que nos garantiu que o edil sanjoanense "iria averiguar qual o espaço mais conveniente, para constituição desse museu, pois 95 anos é uma história muito longa", referiu.
Para o presidente dos alvinegros estes 95 anos de história fazem com que "ambicionemos mais, e o futuro passa pelo museu, de forma a que todos os sanjoanenses, e a quem nos visita, possa ter acesso a este espólio, que já é bastante significativo e nos orgulha bastante", afirmou.
"Seria um ano de ouro se conseguíssemos ter quatro equipas seniores em situação de subida de divisão" - Luís Vargas Cruz
Em termos desportivos, o presidente da Sanjoanense fez já um breve balanço do que a época já proporcionou, e até ao momento diz não esconder o facto das equipas seniores terem hipótese de subirem de divisão. "Seria um ano de ouro se conseguíssemos ter quatro equipas seniores em situação de subida de divisão", no entanto não deixou de elogiar o excelente trabalho que tem vindo a ser feito na formação. "Já tivemos uma equipa campeã distrital de sub-16 feminina de basquetebol, temos a equipa de sub-20 masculina de hóquei em patins, que irá discutir o título nacional, pela terceira vez consecutiva e a equipa de juniores masculinos de andebol que irá discutir o título nacional da 2ª divisão, demonstrando que a nossa formação está também a obter excelentes resultados, sendo mais um motivo de orgulho para o clube", realçou.
Luís Vargas Cruz garante que a Sanjoanense "é um clube eclético, de formação, mas também de competição ao nível do escalão sénior".
"A Sanjoanense é o principal clube da cidade e o maior do distrito de Aveiro" - Jorge Sequeira
Para o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, a Sanjoanense "é o principal clube da cidade e o maior do distrito de Aveiro", e nesse sentido fez referência ao trajeto de glória de êxito desportivo, fazendo algo que considera importante, que é "a aposta na formação das camadas jovens, aposta no desporto para todos, com uma política que é muito importante", referiu.
Não deixou de referenciar o papel relevante do clube na inclusão social, ao abrigo do contrato-programa, que tem celebrado com a Câmara Municipal onde, "tem a incumbência de integrar jovens carenciados".
O edil sanjoanense considerou que o clube está numa fase de crescimento, com possibilidade de subidas de divisão, e "espero que a A.D.S. tenha como prenda de aniversário essas subidas de divisão", apelando aos sanjoanenses para apoiarem as equipas "que tão bem representam a nossa cidade", concluiu.
Commentaires