No âmbito do projeto de eficiência energética para a Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis, a Câmara Municipal adjudicou, por 50 mil euros, a aquisição de coberturas isotérmicas para este equipamento desportivo.
A aplicação deste tipo de coberturas "irá permitir poupanças, até cerca de 70%, nos custos do aquecimento da água bem como a redução, entre 30 e 50%, da água de reposição e do consumo de químicos, neste caso entre 35 e 60 por cento", garante a autarquia oliveirense.
Este tipo de material permite reduzir as perdas por evaporação da água, quando as piscinas não estão a ser utilizadas, e diminuir o transporte de substâncias voláteis para o ar, particularmente do cloro. Outras vantagens decorrentes são um consumo menor de combustível e de emissões de dióxido carbono. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, “a aplicação das coberturas é uma das ações previstas no certificado energético das piscinas de forma a melhorarmos globalmente a eficiência energética deste equipamento”, garante.
Recorde-se que este equipamento foi inaugurado em 2009, e está dotado com três tanques, um principal de 25 metros e oito pistas que permitem, além da natação, a prática de polo aquático na vertente de treino.
A piscina possui ainda dois outros tanques, um de aprendizagem e um outro suplementar que, através da utilização de um sistema de cais/parede deslizante, possibilita a ampliação de duas pistas, com 50 metros, para treino de alta competição.
Comments