Foram avistadas lagartas do pinheiro no Parque da Nossa Senhora dos Milagres, em S. João da Madeira. A lagarta do pinheiro é um inseto que ataca esta árvore enfraquecendo-a e provocando-lhe a morte. Porém, caso entre em contacto com humanos, tem também efeitos nocivos, como irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, enfraquecimento e vertigens. No caso de cães e de outros animais, o contacto com a Thaumetophoea pityocampa pode ser fatal, alerta a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Alerta-se para que tome as devidas precauções, caso seja frequentador deste parque, evite o contacto com o inseto, que se encontra alojado em ninhos com aspeto de novelo de seda, facilmente identificáveis nas copas dos pinheiros, onde as lagartas permanecem em crescimento ativo.
Por também se tratar de uma zona com proximidade de uma escola, a DGS alerta para nesses locais e outros onde estejam presentes crianças, "deve-se impedir o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore".
Dependendo das condições climatéricas, geralmente entre os meses de janeiro e abril, as lagartas descem dos pinheiros formando as designadas procissões. As processionárias abandonam o pinheiro para se enterrarem no solo, na sequência do seu ciclo de desenvolvimento, deixando o seu hospedeiro em fila como uma procissão, daí a origem do nome.
Comments