“Bichos do Mato”, é um projeto lançado pela Associação de Jovens Ecos Urbanos, que surgiu em 2017, com o objetivo claro de mudar o paradigma cultural de S. João da Madeira. A ideia passa por organizar concertos, ou outras propostas culturais, abertas a todo tipo de público, na casa de alguém! O conforto e intimidade do lar são os pontos comuns em cada momento, que periodicamente acontece todos os meses, nas casas dos sanjoanenses que estejam dispostos a abrir as suas portas ao projeto.
Segundo Rita Pereira, Presidente dos Ecos Urbanos, este “é um projeto extremamente irreverente, que leva a cultura a casa das pessoas, transformando as salas em palco, aproximando muito as pessoas”. As propostas são multidisciplinares, e são sempre conjugadas de acordo com a capacidade do espaço oferecido pelo anfitrião, que abre as portas de sua casa a pessoas conhecidas e desconhecidas.
O Terras Santa Maria Informação teve a oportunidade de assistir à última sessão do “Bichos do Mato”, que se realizou no passado sábado, 16 de fevereiro, com a banda “From the Village”, um projeto que nasceu da paixão de dois irmãos pela música. Com António Soares no piano e Nuno Soares na voz, a proposta conduziu-nos numa viagem por temas que marcaram gerações, desde os anos 70 aos dias de hoje. Com arranjos originais, as músicas foram “despidas” ao piano, num ambiente acústico, intimista, mas com muita boa disposição, conforme o próprio projeto propõe que seja.
Esta noite, cerca de três dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de algumas se cruzarem pela primeira vez, permitindo a convivência, o conhecimento e troca de experiências entre elas, sempre com a música como pano de fundo.
Num conceito de mini-concertos, onde o próprio espectador se envolve com a música, os convidados ficam a saber onde o espetáculo se realiza, apenas na véspera, altura em que lhes é solicitado que levem consigo algo que possam partilhar com os outros convidados. À hora marcada, o ponto de encontro é a porta da casa do anfitrião, que tem já tudo preparado para acolher os convidados surpresa, numa noite em que se espera que haja razão para sorrir pela satisfação de um serão bem passado, entre, possivelmente, novos amigos. Esta é assim uma forma de fruição cultural, que terá seguramente a capacidade de criar laços e partilha de bons momentos.
Também pode-se inscrever e receber os "Bichos do Mato" em sua casa
Para já o “Bichos do Mato” destina-se apenas à cidade, com a certeza da existência de uma lista de espera de casas, prontas a receberem todos aqueles que também estejam dispostos a embarcar nesta experiência, que é mensal, apesar de ter havido uns meses de interregno, entre o final e o princípio do ano.
Entretanto se é daqueles que se revê neste tipo de projeto, e gostaria de receber um concerto intimista na sua própria casa, então deverá inscrever-se como anfitrião, e depois, esperar que a equipa dos Ecos Urbanos faça uma visita para acertar detalhes, agendar uma data e propor um momento cultural. Se por ventura preferir apenas participar, assistindo aos espetáculos, assim que este for divulgado, deverá inscrever-se através do email bichosdomato@ecosurbanos.pt . Um dia antes do evento, receberá uma mensagem com a morada e outras informações necessárias, e depois é só desfrutar do momento.
Comentarios