O dia 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo, uma condição do desenvolvimento infantil que não apresenta cura.Segundo a ONU estima-se que uma em cada 150 pessoas sofre de autismo.
Para assinalar a data, e no âmbito do projeto " YARD - Educação Contra a Discriminação " decorreu esta terça-feira, uma iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, intitulada “Caminhada Azul” onde os participantes foram convidados a trazer consigo uma peça de roupa azul, a cor que representa o autismo.
Na iniciativa participaram cerca de 350 pessoas, entre alunos, professores, utentes da Cerci, encarregados de educação, assistentes operacionais e outros técnicos, bem como a vereadora da Educação, Irene Guimarães, que contribuíram de forma a promover um maior entendimento e consciencialização para o autismo, estando integrada no projeto europeu “Youth-Led Actions Rejecting Discriminations – YARD”, que visa o desenvolvimento de “ações proativas dos jovens, rejeitando as discriminações”, do qual o município e as escolas de S. João da Madeira, em articulação com entidades congéneres de Itália, Polónia e Hungria, fazem parte.
Durante a iniciativa foram ainda distribuídos pin's com laços azuis pela população, como forma de contribuir também para a consciencialização para o autismo. A caminhada terminou com a coreografia de um ’’A’’ humano - de Autismo - na Praça Luís Ribeiro.
Comments