Já abriram as candidaturas para as personagens históricas da edição deste ano da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Até 31 de março os candidatos aos lugares das diferentes personagens históricas, podem fazer as suas inscrições, que estão abertas a toda a comunidade e, na avaliação, será valorizada a experiência comprovada de atores e figurantes oriundos do tecido associativo do concelho de Santa Maria da Feira. Os interessados, com mais de 16 anos, devem remeter a ficha de inscrição, disponível em www.viagemmedieval.com, acompanhada de com duas fotografias: uma de rosto e outra de corpo inteiro.
Após o período de candidaturas, seguem-se os castings de onde serão selecionados 30 personagens históricas e 20 atores/figurantes para o Castelo do Alcaide. Os 50 escolhidos para integrar a XXIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria terão acesso a uma formação prática de 40 horas, preparando-os para os papéis de Pregoeiro, Truteiro, Pedinte, Alcoviteira, Barregã, entre outros.
A XXIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria conta, este ano, com a Rainha D. Leonor e o Mestre de Avis como protagonistas, no contexto histórico da "primeira crise dinástica do jovem Portugal, que surge, logo após a morte de D. Fernando, em 1383, ficando a Rainha D. Leonor como regente e defensora do reino, enquanto sua filha D. Beatriz, mulher de João I de Castela, não tivesse filhos com idade para governar. Com este pretexto e na possibilidade de se perder a independência portuguesa, começam a aparecer grupos de fidalgos que se insurgem contra a Regente e o seu conselheiro, o Conde Andeiro. O Mestre de Avis, meio irmão de D. Fernando, Rui Pereira e outros fidalgos, são os principais protagonistas deste enredo que se inicia com a morte do Conde e termina com o Mestre a ser aclamado, pelas gentes de Lisboa, como Regedor e Defensor do Reino".
A XXIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, um evento de referência a nível nacional e internacional, com vários prémios arrecadados, resulta da organização conjunta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Empresa Municipal Feira Viva – Cultura e Desporto e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, e vai decorrer de 29 de julho a 9 de agosto de 2020.
Comments