top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Carlos Costa o fotógrafo que contou a história de S. João da Madeira em imagens, agora em livro


Carlos Alberto da Costa um sanjoanense que registou parte da história de S. João da Madeira em imagens, vai agora ficar ainda mais ligado à sua terra natal, com a edição da obra “Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira”, da autoria dos sanjoanenses Daniel Neto e José Duarte da Costa, com o apoio da Câmara Municipal.

Ontem foi aprovado por unanimidade, em reunião da Câmara Municipal, um protocolo de colaboração entre o Município de S. João da Madeira e os dois coautores tendo em vista, precisamente, a edição deste livro que dá a conhecer o percurso de vida e a obra deste fotógrafo e que permite, simultaneamente, dar conhecer parte da história do concelho, mostrando as vivências de uma época da sociedade sanjoanense.

O documento apresentado em reunião da Câmara Municipal pelo presidente, Jorge Sequeira, enaltece o nome de Carlos Costa, que se engloba no lote de sanjoanenses "com um papel relevante na história de S. João da Madeira, a que cumpre ainda dar voz". O protocolo agora aprovado refere que o fotógrafo deixou um registo feito ao longo de décadas e em centenas de imagens, "a sua visão de toda uma vila e, mais tarde, de uma cidade em permanente crescimento e ebulição".

Nesse sentido, e com o objetivo de dar a conhecer o percurso de vida e obra deste fotógrafo fazendo, simultaneamente, um retrato de época da sociedade sanjoanense, Daniel Neto e José Duarte da Costa escreveram uma publicação sobre o fotógrafo que cumpre, agora, editar.

Paulo Cavaleiro, referindo-se à iniciativa, que diz ter acompanhado desde quando era vice-presidente da Câmara Municipal, "é um momento feliz para todos. A obra de Carlos Costa é fantástica. É um património muito importante que a Câmara deve apoiar e potenciar", acrescentando que "ficamos todos a ganhar".

Após a aprovação, o presidente da Câmara Municipal anunciou estar previsto o lançamento e a apresentação do livro a 4 de maio, data em que Carlos Costa completaria 111 anos de vida, caso fosse vivo, e segundo sugestão dos coautores.

32 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page