Carlos Alberto da Costa um sanjoanense que registou parte da história de S. João da Madeira em imagens, vai agora ficar ainda mais ligado à sua terra natal, com a edição da obra “Carlos Alberto da Costa. Um olhar de S. João da Madeira”, da autoria dos sanjoanenses Daniel Neto e José Duarte da Costa, com o apoio da Câmara Municipal.
Ontem foi aprovado por unanimidade, em reunião da Câmara Municipal, um protocolo de colaboração entre o Município de S. João da Madeira e os dois coautores tendo em vista, precisamente, a edição deste livro que dá a conhecer o percurso de vida e a obra deste fotógrafo e que permite, simultaneamente, dar conhecer parte da história do concelho, mostrando as vivências de uma época da sociedade sanjoanense.
O documento apresentado em reunião da Câmara Municipal pelo presidente, Jorge Sequeira, enaltece o nome de Carlos Costa, que se engloba no lote de sanjoanenses "com um papel relevante na história de S. João da Madeira, a que cumpre ainda dar voz". O protocolo agora aprovado refere que o fotógrafo deixou um registo feito ao longo de décadas e em centenas de imagens, "a sua visão de toda uma vila e, mais tarde, de uma cidade em permanente crescimento e ebulição".
Nesse sentido, e com o objetivo de dar a conhecer o percurso de vida e obra deste fotógrafo fazendo, simultaneamente, um retrato de época da sociedade sanjoanense, Daniel Neto e José Duarte da Costa escreveram uma publicação sobre o fotógrafo que cumpre, agora, editar.
Paulo Cavaleiro, referindo-se à iniciativa, que diz ter acompanhado desde quando era vice-presidente da Câmara Municipal, "é um momento feliz para todos. A obra de Carlos Costa é fantástica. É um património muito importante que a Câmara deve apoiar e potenciar", acrescentando que "ficamos todos a ganhar".
Após a aprovação, o presidente da Câmara Municipal anunciou estar previsto o lançamento e a apresentação do livro a 4 de maio, data em que Carlos Costa completaria 111 anos de vida, caso fosse vivo, e segundo sugestão dos coautores.
댓글