Caso confirmado de Covid-19 em jovem na Feira que poderá ter sido infetada de forma assintomática
- pguimaster
- 11 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Uma jovem de 17 anos, residente no concelho de Ovar, e aluna da Escola Secundária da Feira é o primeiro caso de Covid-19 confirmado na região. A novidade é que, poderá ser também o primeiro caso no país onde a transmissão do vírus se deu de forma assintomática, ou seja, em contacto com amigos que estiveram em Milão.
A jovem estudante foi internada esta terça-feira no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, mas segundo consta dos relatos, já depois de ter feito três visitas às Urgências do mesmo hospital.
Perante o quadro clínico apresentado e após ter efetuado um raio-x, que acusou pneumonia grave bilateral, a decisão de isolar a doente foi tomada pelo corpo clínico do S. Sebastião, que não aguardou a validação do caso pela Direção-Geral de Saúde, avançando com as medidas preventivas. Neste momento e após a confirmação através das análises feitas ontem, a paciente foi reencaminhada para o Hospital de São João, no Porto.
Entretanto, já outras medidas foram traçadas, entre as quais a informação da situação aos pais dos alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, com o consequente encerramento do estabelecimento de ensino. Recorde-se que a situação do encerramento até sexta-feira, 13 de março, é ainda a informação que prevalece na página do agrupamento, mas esta decisão havia sido tomada ainda antes da confirmação das análises. Nesse sentido, aguarda-se que haja mais novidades, inclusivamente que podem passar por um prolongamento do encerramento, por uma decisão de encerramento de todas as escolas a nível nacional, ou mesmo pela antecipação das férias da Páscoa, que está a ser discutida esta tarde na reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública.
Caso o Governo avance com a medida de antecipação das férias da Páscoa, cerca de 1,5 milhões de alunos do ensino básico e secundário terão o seu último dia de aulas esta sexta-feira, 13 de março, em vez de tal acontecer a 27 deste mês, conforme estipulado no calendário escolar para este ano letivo. Recorde-se que esta medida está a ser defendida por muitos directores como forma de conter a propagação da infecção nas escolas.
Neste momento, em Portugal estão confirmados 59 casos, onde está incluída uma criança de 9 anos de idade.
Comments