Manuel de Almeida Cambra, antigo presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, entre 1984 e 2001, eleito pelo CDS-PP, faleceu esta segunda-feira, 24 de junho, aos 89 anos de idade vítima de doença prolongada. A sua figura ficará para sempre ligada à sua cidade, tendo tido um papel relevante no desenvolvimento do mais pequeno concelho do país. Foi um presidente amado por muitos mas, também, odiado por outros. Na hora da sua despedida, independentemente das divergências políticas, a Câmara Municipal decretou dois dias de luto e, juntamente com a Assembleia Municipal foi guardado um minuto de silêncio em sua memória.
Entretanto, e tendo em conta o facto de ter sido deputado à Assembleia da República nas VI e IX Legislatura, eleito pelo CDS no círculo de Aveiro, o Grupo Parlamentar do CDS-PP apresentou no Parlamento um Voto de Pesar pela morte de Manuel de Almeida Cambra, cujos dois primeiros subscritores são os deputados do círculo de Aveiro, João Pinho de Almeida e António Carlos Monteiro, respetivamente. O texto será votado no plenário da próxima sexta-feira, dia 28 de junho.
Por entre os diversos elogios à sua dedicação à causa pública, a S. João da Madeira, e ao país, como deputado à Assembleia da República, pode ler-se no texto enviado à imprensa que "o luto municipal decretado pela autarquia e a presença massiva dos sanjoanenses na sua última homenagem são a prova de que Manuel Cambra ficará para sempre na memória da cidade e da sua gente, mas também que essa memória extravasa largamente os limites do concelho". Nesse sentido a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, presta assim a sua homenagem a Manuel de Almeida Cambra, apresentando os sentimentos à sua família, à autarquia de S. João da Madeira e ao CDS-PP.
Comments