A poluição nas ribeiras de Fiães é uma preocupação que já chegou à Assembleia da República e que não escolhe cores partidárias. Agora é a vez do CDS-PP questionar o Governo sobre a poluição nas ribeiras de Fiães. Já depois do Bloco de Esquerda também o ter feito, o deputado centrista, eleito pelo circulo eleitoral de Aveiro, João Pinho de Almeida, dirigiu uma pergunta ao Ministro do Ambiente e Ação Climática, questionando a tutela sobre os casos de poluição nas ribeiras de Fiães, Santa Maria da Feira.
João Pinho de Almeida quer saber se o ministro tem conhecimento das descargas registadas nas ribeiras de Fiães e que, consequentemente, afetam o rio Uíma, e se está em condições de confirmar as denúncias feitas, quer por parte de cidadãos quer por parte da Autarquia de Santa Maria da Feira, relativas à poluição nestes cursos de água.
Em nota enviada às redações, o deputado do CDS-PP quer depois saber se o ministro está em condições de confirmar que "já há empresas identificadas e uma delas foi alvo de um auto de contraordenação, se sim, que consequências decorreram desse auto de contraordenação, e que outras fontes, e quantas, de poluição pontual ou difusa foram identificada".
Outra das questões feitas por João Pinho de Almeida estárelacionada com a fiscalização, querendo que o Ministério responda se a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Centro tem realizado ações de fiscalização das estações de tratamento das empresas desta zona. Caso o tenha feito, pergunta "com que regularidade, se estas se encontram a funcionar em boas condições ou, pelo contrário, se estão subdimensionadas, e com que frequência tem sido feita a recolha de amostras para análise da água nas ribeiras de Fiães e no rio Uíma, e com que resultados".
Por último, questiona ainda que medidas vai o Ministério do Ambiente e Ação Climática implementar para evitar que situações como esta se voltem a repetir nas ribeiras de Fiães.
O Grupo Parlamentar do CDS-PP dá conta de que tem vindo sistematicamente a questionar a tutela sobre episódios semelhantes de descargas poluentes, de norte a sul do país, "sendo também várias as iniciativas legislativas apresentadas e aprovadas pela Assembleia da República, muitas vezes unanimemente por todas as bancadas, para que sejam tomadas medidas rigorosas e assertivas contra este tipo de crime ambiental".
O CDS-PP dá conta da importância que os cursos de água constituem para o homem, assinalando-o também a grande importância cultural, social e económica que constituem em algumas regiões. E concluem a nota afirmando que "para além do Homem, a água dos rios é também indispensável à sobrevivência de milhares de espécies da flora e fauna, pelo que é essencial a manutenção de um bom estado ecológico das massas de água".
Comments