Esta terça-feira, 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para assinalar a data, a CERCI de S. João da Madeira e o Clube A4 - Escola de Ginástica de S. João da Madeira renovaram o protocolo assinado entre ambas as instituições, por mais um ano. Este acordo de parceira tem como finalidade regulamentar a cooperação entre as duas entidades, no que diz respeito à implementação de atividades de ginástica adaptada, em que se valoriza o crescimento dos jovens e adultos, numa perspetiva multidisciplinar e com as condições necessárias para implementar valores de cidadania justos e inclusivos.
Ainda antes da assinatura do protocolo, todos os utentes da CERCI puderam usufruir de uma aula de ginástica, que proporcionou momentos de boa disposição entre todos os presentes. Para António Cunha, presidente da direção da CERCI, “este protocolo é uma mais-valia e estamos muito sensibilizados com a sua continuação, pois esta é também uma forma de fazer inclusão”, assegura. “O Clube A4 tem sido um parceiro de excelência que nós, com muito agrado registamos, sendo também um exemplo para a cidade” acrescentou.
Entretanto, António Cunha lembra que “esta atividade serviu para assinalar a data, mas sábado é que é o grande dia”, referindo-se ao espetáculo que acontecerá na Casa da Criatividade, pelas 16h00, a "Cidade da Diversidade Apresenta... Broadway", uma produção da CERCI de S. João da Madeira e da Câmara Municipal, e no qual farão também parte a Acais, Agrupamento de Escolas Serafim Leite e Oliveira Júnior, Arte do Som, Núcleo de Ensino Estrela Guia, projeto Total Gym e a parceria da Freestyle e Junta de Freguesia.
Rita Azevedo, do Clube A4, realça a importância no crescimento dos ginastas da coletividade trabalhando com os utentes da CERCI, que “ao fim de dois anos já aprenderam a lidar de maneira diferente”. A integração das pessoas com deficiência na sociedade é algo que a classe Total Gym também trabalha, e segundo a responsável do Clube A4, os ginastas aprendem a lidar com eles e crescem no sentido de “fazermos todos parte desta sociedade. Para nós é uma mais-valia e um motivo de orgulho que eles estejam preparados para isso”, salientando que levam estes valores para o seu dia-a-dia. “Através da ginástica e do desporto conseguimos transmitir esses valores, sem haver necessidade de se impor. Eles próprios querem fazer parte desta classe e não há nada mais gratificante”, conclui.
Comments