Esta segunda-feira, 29 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Dança. S. João da Madeira associa-se à efeméride e convoca a cidade para aderir a "uma das expressões artísticas mais antigas”. O repto foi lançado pela coreógrafa e bailarina sanjoanense São Castro, que, a convite da Câmara Municipal, assumiu a curadoria de um programa que vai mexer com a cidade ao longo desta semana.
Até 3 de maio, "o objetivo é provocar a aproximação da dança às pessoas para que elas próprias queiram estar mais próximas da dança”, explicou São Castro, na apresentação de “A Cidade Dança”, iniciativa que pretende mover as pessoas “fisicamente, mas também social e culturalmente”. Afinal, como refere a bailarina e diretora artística da CPR Viseu/Companhia Paulo Ribeiro, “o corpo dançante é um corpo que pensa e questiona, invocando técnica e tradição, liberdade e contemporaneidade”.
O programa arrancou esta manhã, na fábrica de calçado Helsar, passando depois pela Academia de Design e Calçado, onde esta expressão artística foi ao encontro dos trabalhadores. O objetivo iniciativa foi o de proporcionar interação com “quem passa” ou “quem quer estar”, seja “através da intervenção ou apenas da observação”, como referiu São Castro, lembrando que “qualquer prática artística será sempre um veículo para a construção de uma sociedade mais atenta ao outro, sendo a arte uma importante ferramenta de sensibilização do ser humano perante o mundo em constante transformação.
No âmbito deste evento, a CPR Viseu/Companhia Paulo Ribeiro apresenta ainda no dia 1 de maio, na Casa da Criatividade, às 19h00, o espetáculo "Um Solo para a Sociedade", de António Cabrita e São Castro.
A restante programação acontecerá no Largo de Santo António, pelas 18h00, com o Conservatório Dança do Norte - Dança contemporânea
18h20 - Clube A4 Total gym ( Cerci )
18h45 - Amigos das Danças – Workshop Danças afro-latinas
30 abril - Espaço lúdico | Rua Manuel Luís da Costa
18h30 - Clube A4 Dança jazz
18h40 - Centro Cultura e Desporto Hip Hop
1 maio - Centro de Arte Oliva
17h30 - Ecos Urbanos e Mentemovimento
Extravagar Grupos de dança criativa e expressão corporal - Projeto Habitus
Praça 25 de Abril
18h10 - Rosana Ribeiro e Rui Peixoto - Vozes que Movem Dança contemporânea
18h40 - Academia de Bailado Liliana Leite - Dança clássica e MTV
Casa da Criatividade
19h00 - CPR Viseu / Companhia Paulo Ribeiro - Um Solo para a Sociedade Dança contemporânea
2 maio - Museu do Calçado
18h00 - Ginasiano Escola de Dança - Dança contemporânea
Sala Torre da Oliva
18h10 - CPR Viseu / Companhia Paulo Ribeiro - A Dança e a Filosofia
3 maio - Largo de Santo António
18h15 - Ginasiano Escola de Dança Repertório clássico e dança contemporânea
18h45 - Centro Cultura e Desporto Danças Latinas
19h00 - Centro Cultura e Desporto Danças de salão
Comments