top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Cineteatro António Lamoso em Santa Maria da Feira acolhe ciclo - Uma Dança Por Mês


O Ballet Contemporâneo do Norte prossegue o seu ciclo ‘Uma Dança por Mês’ no Cineteatro António Lamoso com três sessões de Danças de Caráter denominadas ‘Europa Endlos’. A primeira aconteceu este sábado, 26 de janeiro, com outras duas agendadas para 23 de fevereiro e 6 de março, que trarão uma perspetiva diferente do ballet europeu ao concelho feirense.

O responsável pelas três sessões do ciclo ‘Uma Dança Por Mês’ do Ballet Contemporâneo do Norte (BCN) é o professor russo Aleksander Vorontsov. Nestas sessões, serão exploradas as danças de caráter, uma técnica rigorosa que se popularizou entre os mestres russos fruto das tradições folclóricas húngara, ucraniana, russa e cigana. As grandes obras do coreógrafo francês Marius Petipa, sobretudo as gizadas em cima das emblemáticas partituras de Tchaikovski, contêm diversas danças de caráter.

‘Europa Endlos’ é um programa de formação organizado pelo BCN, como complemento à programação da companhia, em que o público terá a possibilidade de experimentar a dança. Este ano, o ciclo ‘Uma Dança Por Mês’ apresentará um conjunto de oito sessões temáticas em diálogo com o programa €UROTRA$H, com curadoria de Rogério Nuno Costa. ‘Europa Endlos’ (“Europa Interminável”), subtítulo confiscado ao álbum “Trans Europa Express” dos Kraftwerk, dará o mote aos encontros à volta de narrativas coreográficas transeuropeias, danças mais ou menos vizinhas, mais ou menos longínquas, migradas ou imigradas, asiladas ou refugiadas, pedidas emprestadas, apropriadas. A Europa que se expande para lá das suas fronteiras históricas, geográficas e culturais.

As três primeiras sessões (26 de janeiro, 23 de fevereiro e 16 de março) trarão a Santa Maria da Feira um olhar menos conhecido do Ballet. Entre os anos 20 e 60 do século XX, a dança de caráter foi uma das mais populares em França, sendo eventualmente relegada para um plano secundário e havendo atualmente cada vez menos estabelecimentos de ensino artístico a propô-la como matéria obrigatória.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page