Esta segunda-feira, 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro
O objetivo deste dia é o de desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença. Em Portugal os números de mortos pela doença são bastante elevadas e preocupantes. Morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos. No entanto, e segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.
Mas quando a doença é detetada existem questões difíceis de enfrentar e contornar. É preciso saber lidar com a situação, procurar reduzir o impacto da mesma no seio familiar. E são dúvidas como estas que estão na origem da organização do debate "Como lidar com o cancro no seio familiar", uma iniciativa da responsabilidade Filipa Catarina Coelho, psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrapamento de Escolas de Canedo eServiço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, bem como de Isabel Souto, psicóloga estagiária. O debate realiza-se na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, pelas 18h00, no Agrupamento de Escolas de Canedo, com a participação dos professores doutores Carlos Fernandes da Silva, Eduardo Carqueja e Cristina Fonseca.
A iniciativa é de inscrição gratuita e é dirigida aos país, encarregados de educação, professores, agentes educativos do agrupamento e a toda a comunidade que demonstre interesse no assunto.
Comments