top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Concertos comentados para famílias no António Lamoso





Três peças majestosas da história musical serão apresentadas e comentadas no próximo dia 31 de março, às 11h30, no Cineteatro António Lamoso. Um evento Sinfoniónico dedicado às famílias que abre o leque da música clássica e dos grandes compositores.


O maravilhoso e complexo universo da música sinfónica abrirá as partituras às famílias, no próximo dia 31 de março, às 11h30, no Cineteatro António Lamoso, para o evento Sinfoniónicos, em que a descoberta dos instrumentos, através de concertos comentados, dará a conhecer como funciona a música, tocada ao vivo, numa experiência rica e divertida. As explicações serão simples e o ambiente descontraído com complementos multimédia e interações com o público, num espetáculo com o custo simbólico de 2,5€.


Desenhado a partir de obras do património musical da cultura ocidental, o programa apresentado pela Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, com direção do Maestro Paulo Martins e comentário de Jorge Castro Ribeiro, abre com o Guia da Orquestra para Jovens, de Benjamin Britten, uma encomenda do Ministério da Cultura Britânico numa altura em que a sociedade se recompunha das marcas da II Guerra Mundial através da promoção da educação e da cultura. A obra mostra a orquestra e dá a conhecer os instrumentos com uma melodia solene, grandiosa, rica e empolgante.


Segue-se a Suite N.º 1 de Peer Gynt, de Edvard Grieg, baseada numa peça de teatro do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen que se tornou um símbolo cultural da Noruega, não só graças ao enredo mas também à música de cena de Grieg. O pano de fundo é a mitologia nórdica, com os seus trolls e outras criaturas fantásticas, o exotismo dos desertos e de terras estranhas, e a personagem principal de Peer Gynt, o aventureiro atrevido que viaja pelo mundo. A música explora com profundidade os diferentes estados de alma e atmosferas.


A atividade encerra com a Valsa do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, que retrata o conto popular da princesa Odette transformada em cisne pelo feiticeiro Rothbart. Uma maldição que só pode ser quebrada se ela encontrar o verdadeiro amor, encarnado pelo Príncipe Siegfried, pouco impressionado com as outras princesas e que acaba encantado pela história das raparigas enfeitiçadas que são cisne durante o dia e recuperam a sua forma humana à noite. Tchaikovsky nunca suspeitou que o Lago dos Cisnes entraria numa sala de concertos ou que o conto seria interpretado e reinterpretado através dos tempos.


Sinfoniónicos é uma atividade do programa de desenvolvimento de públicos para as artes do Município de Santa Maria da Feira.

















9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page