top of page
Buscar

Concertos comentados para famílias no António Lamoso

  • Foto do escritor: pguimaster
    pguimaster
  • 18 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

ree



Três peças majestosas da história musical serão apresentadas e comentadas no próximo dia 31 de março, às 11h30, no Cineteatro António Lamoso. Um evento Sinfoniónico dedicado às famílias que abre o leque da música clássica e dos grandes compositores.


O maravilhoso e complexo universo da música sinfónica abrirá as partituras às famílias, no próximo dia 31 de março, às 11h30, no Cineteatro António Lamoso, para o evento Sinfoniónicos, em que a descoberta dos instrumentos, através de concertos comentados, dará a conhecer como funciona a música, tocada ao vivo, numa experiência rica e divertida. As explicações serão simples e o ambiente descontraído com complementos multimédia e interações com o público, num espetáculo com o custo simbólico de 2,5€.


Desenhado a partir de obras do património musical da cultura ocidental, o programa apresentado pela Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, com direção do Maestro Paulo Martins e comentário de Jorge Castro Ribeiro, abre com o Guia da Orquestra para Jovens, de Benjamin Britten, uma encomenda do Ministério da Cultura Britânico numa altura em que a sociedade se recompunha das marcas da II Guerra Mundial através da promoção da educação e da cultura. A obra mostra a orquestra e dá a conhecer os instrumentos com uma melodia solene, grandiosa, rica e empolgante.


Segue-se a Suite N.º 1 de Peer Gynt, de Edvard Grieg, baseada numa peça de teatro do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen que se tornou um símbolo cultural da Noruega, não só graças ao enredo mas também à música de cena de Grieg. O pano de fundo é a mitologia nórdica, com os seus trolls e outras criaturas fantásticas, o exotismo dos desertos e de terras estranhas, e a personagem principal de Peer Gynt, o aventureiro atrevido que viaja pelo mundo. A música explora com profundidade os diferentes estados de alma e atmosferas.


A atividade encerra com a Valsa do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, que retrata o conto popular da princesa Odette transformada em cisne pelo feiticeiro Rothbart. Uma maldição que só pode ser quebrada se ela encontrar o verdadeiro amor, encarnado pelo Príncipe Siegfried, pouco impressionado com as outras princesas e que acaba encantado pela história das raparigas enfeitiçadas que são cisne durante o dia e recuperam a sua forma humana à noite. Tchaikovsky nunca suspeitou que o Lago dos Cisnes entraria numa sala de concertos ou que o conto seria interpretado e reinterpretado através dos tempos.


Sinfoniónicos é uma atividade do programa de desenvolvimento de públicos para as artes do Município de Santa Maria da Feira.

















 
 
 

Comentários


Foto tipo passe.jpg

Terras Santa Maria Informação

Um Blog por Paulo Guimarães 

Wiz social no biz da mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

WEEKLY NEWSLETTER

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

bottom of page