A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu esta quarta-feira um aviso à população por causa do agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.
Nesse aviso à população, a proteção civil alerta para a possibilidade de "inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", bem como "inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis".
Pode ainda ler-se que, tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há ainda a possibilidade de inundações de "estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem" e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.
O agravamento das condições meteorológicas, previsto para o final desta tarde, levou a que o IPMA tenha colocado cinco distritos de Portugal Continental, Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à previsão de chuva forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada. O aviso laranja vigora entre as 18H00 de hoje e as 00H00 de quinta-feira.
Foram também colocados sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra devido ao vento forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral, e até 110 quilómetros nas terras altas.
Este aviso amarelo para o vento vai estar em vigor entre as 15:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira.
O alerta estende-se, também, aos automobilistas para o uso de uma condução defensiva, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, com atenção reforçada em relação à possibilidade de queda de ramos e árvores. O alerta emitido lembra, também, para a necessidade de garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
Commentaires