top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Consultas de Medicina Dentária já disponíveis no Centro de Saúde de S. João da Madeira


No âmbito do programa "Saúde Oral Para Todos", já está a funcionar, desde o dia 29 de maio, o serviço de consulta de medicina dentária no Centro de Saúde de S. João da Madeira. Numa parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira, procedeu-se à aquisição do equipamento necessário para a instalação de um gabinete de consultas de saúde oral, no piso 1 do Centro de Saúde, nomeadamente a cadeira de dentista, máquinas complementares de exames radiográficos, esterilização e um polimerizador dental, sendo que a capacidade diária de atendimento é de 14 utentes.

O objetivo das consultas de saúde oral prestadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) é o de facilitar o acesso a esta especialidade por parte da população mais carenciada. Nesse sentido, a taxa moderadora para estas consultas foi fixada nos 7€. Para aceder a este serviço, os pacientes deverão recorrer ao seu médico de família.

De salientar que, S. João da Madeira é um dos cerca de 60 municípios do país (17 dos quais da região norte), que integra o programa "Saúde Oral Para Todos". Na região, o Centro de Saúde de Vale de Cambra também já integra esta especialidade e Oliveira de Azeméis terá o mesmo serviço em breve.

Segundo nota enviada pela Junta de Freguesia, a contribuição deste órgão foi de 10 mil euros, num total de 40 mil euros de investimento, num projeto que é inovador na região do Entre Douro e Vouga, o que deixa Helena Couto, Presidente da Junta, "muito orgulhosa".

O serviço funciona entre as 9h00 e as 18h00, estando responsável pelas consultas a Dra. Kateryna Levytska e a assistente Célia Almeida, que se mostraram "muito contentes e satisfeitas com as condições que lhes propuseram".

Na mesma nota de imprensa, é dado conta da experiência de Maria Clara Valente, uma das utentes do consultório, que se mostrou agradecida pela possibilidade de puder aceder a estas consultas, visto que "há anos que não visitava um dentista por não ter condições monetárias", acrescentando que foi através da sua médica de família que passou "a tratar de um problema que se vinha a acumular há muitos anos", referiu.

65 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page