As comemorações do 25 de abril no concelho de Santa Maria da Feira serão alargadas a cinco dias, e decorrerão entre 23 e 27 de abril, com um programa recheado. O município aproveitou o facto do Movimento Democrático das Mulheres estar a comemorar 50 anos, e atribuirá a Medalha de Mérito.
Mas as celebrações começarão já no dia 23, com a Biblioteca Municipal a acolher, pelas 18h00, a inauguração da exposição ‘Vida e Obra de Maria Lamas’, com visita guiada. Escritora, jornalista e lutadora pela liberdade e pelos direitos das mulheres, Maria Lamas foi um exemplo de participação cívica e política. Fundadora do Movimento Democrático de Mulheres, foi a 1.ª signatária da escritura pública da criação do MSM e sua Presidente Honorária desde 1975.
A sessão comemorativa acontece no dia 25, pelas 10h30, também na Biblioteca, com abertura pelo presidente da Assembleia Municipal, Amadeu Albergaria, e intervenções da presidente da Assembleia de Crianças, Eva Moreira, do Jovem Autarca, Bruno Souza, dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal e do presidente da Câmara, Emídio Sousa. A Medalha de Mérito Municipal será entregue ao MDM, no âmbito do seu 50.º aniversário, e a sessão encerra com uma declamação de poesia por Maria Mar, da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros.
Ainda no dia 25, às 21h00, no Auditório da Tuna Musical Mozelense, acontece o Concerto da Liberdade, com a participação da Tuna d’Os Voluntários de S. João da Madeira, dirigida pelo maestro Marcelo Alves e o grupo musical Minda e os amigos, com canções de Abril e momentos poéticos.
Do programa consta ainda uma mesa redonda, subordinada ao tema ‘Igualdade na vida – um imperativo do nosso tempo’, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal, moderada por Manuela Antunes da Silva, da Direção Nacional do MDM, com a participação de Amadeu Albergaria, Bruno Souza, Gil Ferreira (vereador da Cultura da Câmara Municipal) e Sandra Benfica (Secretariado Nacional Executivo do MDM).
Comentários