Deputada Helga Correia lamenta falta de avanço na Linha do Vouga nesta legislatura
- pguimaster
- 4 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, a deputada de Oliveira de Azeméis do PSD Helga Correia lamentou, esta terça-feira, que Linha do Vouga não tenha tido qualquer avanço na presente legislatura. A parlamentar social democrata acusou o governo de ter falhado no cumprimento das expetativas para a Linha do Vale do Vouga na presente legislatura. Na sua intervenção, dirigindo-se ao ministro, afirmou estar “na gaveta” o plano de investimentos que o seu partido havia saudado.
“O senhor ministro, quando chegou, teve oportunidade de pedir desculpa em plenário pela inação deste governo na área da ferrovia, mas, em final de mandato, esperávamos ter mais respostas e respostas concretas” – atirou Helga Correia, dirigindo-se ao ministro das Infraestruturas e da Habitação.
A deputada oliveirense sublinhou, na sua intervenção, lamentar “a falta de coerência [do governo] ao anunciar o plano para que este esteja agora na gaveta, não estando a ser cumpridas as expetativas criadas nesta legislatura”.

Helga Correia recordou o estudo da Infraestruturas de Portugal divulgado em março de 2018 pelo jornal “Público”, segundo o qual, entre outras, a Linha do Vouga era uma das que se encontrava em pior estado, para enfatizar que o grupo parlamentar do PSD viu aquela ferrovia “inscrita no plano nacional de investimentos 2030 com satisfação”, embora com a “consciência de que a verba não chega para a requalificação da linha”.
Na sua intervenção na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, a deputada do PSD fez notar que para a solução de reabilitação da linha do “Vouguinha” destinada a passageiros são necessários 95 milhões de euros, enquanto que se incluir mercadorias são necessários 165 milhões. Ora, como vincou “o plano nacional de investimentos apenas contempla 75 milhões”, pelo que surgem algumas questões para as quais já havia alertado: “se esta obra vai contemplar a ligação da Linha do Vouga à Linha do Norte, sem que com isso os passageiros tenham que mudar de composição para fazer essa ligação” e se verba contempla “a necessária mudança de bitola”.
Comentários