A 3.ª edição do Concurso de Ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas destacou o trabalho do Diogo Sá, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira. O curso integra-se na missão do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através do projeto Germinar, de focar diferentes disciplinas e contextos artísticos, como agentes de educação criativa.
Com o envolvimento da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro (Fiães) e da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira, cerca de 35 alunos apresentaram propostas para a 3.ª edição do Concurso de Ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas. A iniciativa foi fruto de um processo continuado, desenvolvido ao longo do 1.º período do ano letivo, sendo incorporado por alguns professores no plano curricular anual.
O concurso, que desafiou os alunos de artes a proporem ilustrações com vista à definição da imagem gráfica do evento, proporcionou aos alunos de diferentes disciplinas e áreas de ensino uma abordagem mais próxima ao contexto de trabalho e ao mundo fora da sala de aula, uma aposta no futuro de Santa Maria da Feira e no lançamento para o mercado de profissionais de excelência em diversas áreas.
O júri desta edição, composto por três especialistas em ilustração e design, selecionados pela sua sensibilidade e compreensão face aos desafios para os novos criadores, incluiu Luísa Beato (designer e ilustradora), Inês Bianchi (designer) e Rute Serra (Município de Santa Maria da Feira). O trabalho selecionado pertence ao aluno Diogo Sá, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira, que verá a sua ilustração trabalhada pelos designers do Gabinete de Comunicação do Município feirense de forma a integrá-la nos conteúdos gráficos de divulgação da Mostra de Artes Performativas 2020 (MUPIS, outdoors, folhas de sala e conteúdos digitais).
O Concurso de Ilustração integra-se na missão continuada do Pelouro da Educação, através do projeto Germinar, que foca diferentes disciplinas e contextos artísticos, como música, dança, teatro, vídeo ou design, como agente de educação criativa. Um caminho cada vez mais transdisciplinar para o futuro da Mostra de Artes Performativas, cuja próxima edição decorre no dia 27 de março no Cineteatro António Lamoso.
Comments