top of page
Buscar

Diogo Sá é o vencedor do concurso de ilustração do cartaz da Mostra de Artes Performativas

  • Foto do escritor: pguimaster
    pguimaster
  • 27 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Diogo Sá venceu concurso de ilustração de cartaz, os cinco sentidos das Artes Performativas. Aos 15 anos, o jovem distinguiu-se entre os seus pares com um trabalho que recebeu a aprovação unânime do júri ao transmitir a mensagem de forma simples mas eficaz, destacando-se como o primeiro aluno do 10.º ano a vencer este concurso. O trabalho será o elemento central do cartaz da Mostra de Artes Performativas, que tem lugar no dia 27 de março no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

A ideia de participar aconteceu durante a aula de desenho, onde a professora falou sobre o concurso de ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas que estava a decorrer. Os alunos mostraram interesse e puseram mãos à obra. No final, a docente fez uma seleção e em cima da mesa dos alunos com as propostas mais interessantes, deixou uma ficha de inscrição para o concurso. Diogo Sá, 15 anos, foi um dos contemplados. “Não estava nada à espera, fiquei bastante contente”, diz o jovem aluno da Escola Secundária da Feira.

A ideia demorou a surgir, mas olhando em volta para os colegas que desenhavam de forma similar, Diogo Sá concentrou-se em passar para o papel o conjunto de todas as Artes Performativas. “Desenhei cinco mãos e contornei com tinta da china como se fosse o foco do teatro para aquelas mãos que representam as cinco Artes Performativas”, explica. “Fiquei orgulhoso de mim mesmo. Estes concursos ajudam a ganhar experiência e aprendemos sempre”, diz, destacando-se como o primeiro aluno do 10.º ano a ganhar este concurso. O seu trabalho foi, aliás, o primeiro que recolheu opinião unânime do júri, com a indicação de que devia ser “respeitado na íntegra”.

Diogo Sá não imaginava a dimensão do concurso, quando participou, nem que mais tarde iria ver o seu desenho trabalhado pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e espalhado pelo concelho em outdoors e mupis. Uma oportunidade que além de trabalhar a componente prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, ajuda a preparar os alunos para o mercado de trabalho. De natureza humilde, Diogo Sá mantém os pés na terra e já só pensa no que vem a seguir: “Agora vamos trabalhar para o próximo”, afirma o jovem, que ambiciona estudar Arquitectura.

Com o envolvimento da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro (Fiães) e da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira, cerca de 35 alunos apresentaram propostas para a 3.ª edição do Concurso de Ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas 2020. A iniciativa foi fruto de um processo continuado, desenvolvido ao longo do 1.º período do ano letivo, sendo incorporado por alguns professores no plano curricular anual. O concurso, que desafiou os alunos de artes a proporem ilustrações com vista à definição da imagem gráfica do evento, integra-se na missão continuada do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, através do projeto Germinar, que foca diferentes disciplinas e contextos artísticos, como música, dança, teatro, vídeo ou design, como agente de educação criativa. A Mostra de Artes Performativas tem lugar no dia 27 de março no Cineteatro António Lamoso.

 
 
 

Comments


Foto tipo passe.jpg

Terras Santa Maria Informação

Um Blog por Paulo Guimarães 

Wiz social no biz da mídia 

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

WEEKLY NEWSLETTER

© 2023 POR ESPECIALISTA SOCIAL. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

bottom of page