top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Diogo Sá é o vencedor do concurso de ilustração do cartaz da Mostra de Artes Performativas


Diogo Sá venceu concurso de ilustração de cartaz, os cinco sentidos das Artes Performativas. Aos 15 anos, o jovem distinguiu-se entre os seus pares com um trabalho que recebeu a aprovação unânime do júri ao transmitir a mensagem de forma simples mas eficaz, destacando-se como o primeiro aluno do 10.º ano a vencer este concurso. O trabalho será o elemento central do cartaz da Mostra de Artes Performativas, que tem lugar no dia 27 de março no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

A ideia de participar aconteceu durante a aula de desenho, onde a professora falou sobre o concurso de ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas que estava a decorrer. Os alunos mostraram interesse e puseram mãos à obra. No final, a docente fez uma seleção e em cima da mesa dos alunos com as propostas mais interessantes, deixou uma ficha de inscrição para o concurso. Diogo Sá, 15 anos, foi um dos contemplados. “Não estava nada à espera, fiquei bastante contente”, diz o jovem aluno da Escola Secundária da Feira.

A ideia demorou a surgir, mas olhando em volta para os colegas que desenhavam de forma similar, Diogo Sá concentrou-se em passar para o papel o conjunto de todas as Artes Performativas. “Desenhei cinco mãos e contornei com tinta da china como se fosse o foco do teatro para aquelas mãos que representam as cinco Artes Performativas”, explica. “Fiquei orgulhoso de mim mesmo. Estes concursos ajudam a ganhar experiência e aprendemos sempre”, diz, destacando-se como o primeiro aluno do 10.º ano a ganhar este concurso. O seu trabalho foi, aliás, o primeiro que recolheu opinião unânime do júri, com a indicação de que devia ser “respeitado na íntegra”.

Diogo Sá não imaginava a dimensão do concurso, quando participou, nem que mais tarde iria ver o seu desenho trabalhado pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e espalhado pelo concelho em outdoors e mupis. Uma oportunidade que além de trabalhar a componente prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, ajuda a preparar os alunos para o mercado de trabalho. De natureza humilde, Diogo Sá mantém os pés na terra e já só pensa no que vem a seguir: “Agora vamos trabalhar para o próximo”, afirma o jovem, que ambiciona estudar Arquitectura.

Com o envolvimento da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro (Fiães) e da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira, cerca de 35 alunos apresentaram propostas para a 3.ª edição do Concurso de Ilustração para o cartaz da Mostra de Artes Performativas 2020. A iniciativa foi fruto de um processo continuado, desenvolvido ao longo do 1.º período do ano letivo, sendo incorporado por alguns professores no plano curricular anual. O concurso, que desafiou os alunos de artes a proporem ilustrações com vista à definição da imagem gráfica do evento, integra-se na missão continuada do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, através do projeto Germinar, que foca diferentes disciplinas e contextos artísticos, como música, dança, teatro, vídeo ou design, como agente de educação criativa. A Mostra de Artes Performativas tem lugar no dia 27 de março no Cineteatro António Lamoso.

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page