O Frigorífico Solidário é um projeto que partiu de uma ideia de Joana Correia, diretora do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de S. João da Madeira e de Iolanda Santos, Assistente Social, e que foi vencedor do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia,em 2017. Desde o passado dia 8 de dezembro, que a cidade passou a ter disponível um frigorífico solidário, instalado no piso zero do Centro Coordenador de Transportes, com o objetivo de ser um auxílio aos mais carenciados, que assim podem aceder a comida doado por anónimos.
Dois meses depois de lançado o projeto, Joana Correia está satisfeita com os resultados, pois está conseguir que, aos poucos, comece a ter o retorno desejado. Desta forma, a diretora do Centro Humanitário considera que se está "a fazer face ao fenómeno da pobreza envergonhada, e estamos a conseguir chegar aos sem-abrigo ou pessoas em situações semelhantes”, refere. Acrescentando ainda, que desta forma, “estamos também a sensibilizar a população para a questão da dádiva e do desperdício alimentar, em simultâneo, ao mesmo tempo que poderemos estar a ajudar alguém, colocando lá alimentos que já não queremos ou que sabemos que não iremos consumir e que, por conseguinte, irão passar da data e, ao mesmo tempo, prevenimos desperdício desnecessário de comida”, realça.
O projeto tem tido também bastante visibilidade nos diferentes canais de televisão que, segundo Joana Correia, tem ajudado a dar a conhecer melhor uma ideia que tem vindo a crescer.
Recorde-se que este projeto não é novo no país, mas são poucos os que existem, e que se basearam numa ideia que surgiu na Índia S. João da Madeira faz parte desse lote restrito de localidades que apoiam os mais carenciados de uma forma inovadora.
Комментарии