top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Ecos Urbanos celebraram 22 anos de vida com arraial na Praça Luís Ribeiro


A Associação de Jovens Ecos Urbanos, de S. João da Madeira, comemorou 22 anos de vida, na passada sexta-feira, englobado na programação da Semana da Juventude, da qual são organizadores em parceria com a Câmara Municipal.

A associação surgiu pela mão de Luísa Marques Pinto Fernandes e um grupo de jovens, que procuravam criar um espaço que era uma lacuna na cidade, "onde os jovens pudessem ser jovens, onde as suas artes tivessem uma montra, onde se pudessem encontrar e em conjunto fazer algo maior do que a soma de todas as partes". E a 20 de setembro de 1997 abre o espaço, que rapidamente começou a crescer, sendo que dois anos depois a associação é registada em Diário da República como Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

O seu dinamismo e vontade em puder fazer sempre mais, rapidamente os levou a assinar um protocolo com o Centro Regional de Segurança Social do Centro - Serviço Sub-Regional de Aveiro, para o desenvolvimento de atividades e serviços de promoção, integração social do indivíduo e famílias em comunidade, estimulando a participação ativa e privilegiando o trabalho em rede – Resposta Social – Intervenção Comunitária.O caminho estava traçado e logo novos passos foram dados, levando a associação a assinar novos protocolos, um dos quais no âmbito da resposta social, com Centro Comunitário, e em 2009 é reconhecida, pela secretaria de Estado da Juventude e Desporto, por equiparação a associação juvenil pelo reconhecido mérito e importância social, que se tem renovado anualmente.

Do Elemento Arquitetónico da Praça até às atuais instalações na Casa das Associações e na Oliva Creative Factory foi um ápice, onde centram toda a sua atividade e tentam levar a sua missão, a sua visão e os seus valores avante. Mobilizar as pessoas, mudar a comunidade, ser uma referência de qualidade e inovação ao nível da intervenção social local, unem-se à vontade de ser uma referência de "inovação, democracia, respeito pelo outro, profissionalismo, abertura, solidariedade, voluntariado, participação e não discriminação", que fazem a base desta associação que continua a dar passos rumo ao futuro.


Praça Luís Ribeiro foi palco para a celebração do 22º aniversário dos Ecos Urbanos


Este ano realizou-se mais uma edição da Semana da Juventude, e mais uma vez as velas apagaram-se em plena festa.

A passada sexta-feira, dia 20 de setembro, a Praça Luís Ribeiro, local onde tudo começou, foi palco para o arraial onde a alegria não faltou. O dia ficou marcado com o concerto de Patrícia Lestre, que trouxe convidados surpresa, e onde não faltou comida, dança, música, e animação para todos. Von X e Daniela Castro também ajudaram a animar a festa, que serviu como uma despedida dos sanjoanenses ao verão.

62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page