Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas de Portugal e Galiza é um projeto performativo e lúdico, que explora múltiplas valências do teatro de marionetas, seduzindo os mais diversos públicos, desde crianças a adultos até profissionais. A segunda edição do evento, que decorre entre os dias 20 e 24 de março, oferece uma programação diversificada e totalmente gratuita em várias escolas do concelho e no palco do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.
Ao longo dos cinco dias, Eixos acolhe apresentações de companhias nacionais e galegas, unindo histórias e partilhando experiências desta vertente de teatro nos dois territórios. A abertura, no dia 20, às 10h00, leva à EB da Igreja de Milheirós de Poiares ‘Variações com Marionetas de Fios’, pelas Marionetas da Feira, um desfile em que as marionetas exibem as suas habilidades musicais e circenses. Pelas 14h00, a companhia Historioscópio apresenta ‘Uma Lágrima no Oceano’, na EB de Canedo, uma luta pelo futuro da água travada por uma menina e o seu avô.
A 21 de março, a companhia Chão de Oliva faz duas exibições da peça ‘Segredo do Rio’, às 10h00 e às 14h00, no Cineteatro António Lamoso, uma adaptação da história infantil de Miguel Sousa Tavares que retrata a amizade entre um peixe e um rapaz numa metáfora da relação entre a natureza e a humanidade. No dia 22, mais duas apresentações de ‘Variações com Marionetas de Fios’, às 10h00, na EB da Igreja de Paços de Brandão, e às 14h00, na EB da Igreja de Lobão. Ainda no mesmo dia, pelas 21h30, no Cineteatro, a companhia ‘El Retrete de Dorian Grey’ apresenta ‘Retrete Cabaret’, um espetáculo que condensa 10 anos de experimentação. Segue-se, às 22h30, uma mesa redonda com todos os marionetistas.
O dia 23 de março traz um workshop de manipulação de marionetas, às 10h00, pela companhia El Retrete de Dorian Grey, que volta a apresentar, às 16h00, ‘Retrete Cabaret’ no Cineteatro António Lamoso. O momento inclui, ainda, uma visita guiada à exposição, patente ao longo dos cinco dias no Cineteatro, com elementos cénicos e estruturas móveis dos espetáculos históricos das companhias Marionetas da Feira e Historioscópio. O Ciclo de Marionetas termina com mais uma exibição, às 11h00, de ‘Variações com Marionetas de Fios’, desta vez na Praça da República; e às 16h00, no Cineteatro António Lamoso, a companhia galega Tanxarina leva a palco ‘Trogloditas’, em que três trogloditas convidam o público a entrar no primeiro teatro da pré-história: a Caverna.
Comments