O “Estendal dos Direitos" promovido pela Comissão Proteção Crianças e Jovens de S. João da Madeira (CPCJ) e dinamizado pelos CATL/Centros de Estudo do concelho, inaugurou esta tarde, em pleno passeio da Avenida Renato Araújo. Integrado na Semana de Comemoração do 29º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, esta iniciativa tem o objetivo de manter todos os trabalhos expostos ao longo de toda a semana, de forma a sensibilizar os transeuntes para esta causa. Segundo responsáveis da CPCJ local, outros "Estendais dos Direitos" vão surgir na cidade.
"Não Me Vou Calar", novo tema pela defesa dos direitos de crianças e jovens, que a banda sanjoanense Prana lança esta quarta-feira
Integrado ainda nas comemorações, na quarta-feira, 21 de novembro, será conhecido o hino pela defesa dos direitos de crianças e jovens, tema que surgiu num repto lançado pela CPCJ de S. João da Madeira à banda sanjoanense Prana. "Não Me Vou Calar" será o novo tema que funcionará como estandarte de uma luta diária pelos interesses e direitos de crianças e jovens em Portugal. “Com este hino pretendemos dar relevância à defesa dos direitos da criança, para que as crianças e jovens tomem consciência que têm direitos que devem ser respeitados e que devem procurar ajuda se se sentirem privados dos seus direitos”, explicam os responsáveis da CPCJ de S. João da Madeira.
A banda reconheceu identificar-se de imediato com as causas e os pilares sociais da CPCJ, nomeadamente “o direito à família, seja qual for o tipo de família, desde que garanta um ambiente seguro; o direito à não discriminação (género, cultura, raça e etnia); o direito ao amor e à cultura, na perspetiva da liberdade de escolha pelo que gostam de fazer”, confirmam os músicos.
“Não Me Vou Calar” vai ser o grito pelas causas e princípios atuais que movem a CPCJ, alertando não só crianças e jovens, mas também toda a população portuguesa, de todas as idades. Para que a nenhuma criança e jovem seja retirada a liberdade de escolher, de pensar e agir.
Comments