top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

ERUSC alerta para cuidados a ter com deposição do lixo doméstico em período da pandemia do Covid-19


Foto D.R.

A produção de lixo doméstico, e o que fazer com ele, continua a ser uma preocupação que cada vez mais as famílias têm em mente, procurando fazer a separação do lixo indiferenciado do restante, para posterior deposição nos ecopontos destinados à reciclagem. No entanto, com o agravamento da pandemia da Covid-19 e tendo em conta as recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente para a gestão de resíduos, a concessionária ERSUC emitiu um comunicado alertando as populações de todos os 36 concelhos que abrange, entre os quais Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, este último apenas na recolha seletiva, para os novos cuidados a ter no manuseamento e na deposição do lixo doméstico. No caso de S. João da Madeira o lixo é tratado por duas empresas distintas, a SUMA, que faz a recolha do lixo indiferenciado e da limpeza urbana e a ERSUC a recolha seletiva. No entanto, as recomendações são válidas para toda a população.

Neste comunicado a empresa chama a atenção para novas regras e atitudes que devem ser adotadas referindo, por exemplo, que se alguém, na família, tiver pessoas infetadas com o novo coronavírus, ou com suspeita, deve colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis. Nesse caso aconselham a que as pessoas não encham na totalidade os sacos, colocando resíduos até dois terços da capacidade e posteriormente, depois de devidamente fechados, colocados dentro de um segundo saco. Neste caso, a ERSUC reforça que o segundo saco deve também ser devidamente fechado e colocado no contentor de lixo comum, e nunca no chão. "Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível", apelam.

Outro dos alertas refere-se às máscaras, luvas e lenços, que asseguram que devem ser sempre colocados no contentor de lixo comum.

O comunicado termina com uma mensagem a lembrar que "os trabalhadores da ERSUC continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha seletiva, e a garantir o tratamento dos nossos resíduos. A melhor forma de lhes agradecer é partilhar e cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que o seu município e a ERSUC poderão ter de fazer".

78 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page