Escola Básica de Fornos quase concluída no âmbito da modernização da rede escolar da Feira
- pguimaster
- 22 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

A empreitada da Escola Básica de Fornos está quase concluída, destinada ao pré-escolar e 1.º Ciclo, com instalações modernas para dar resposta aos novos desafios do ensino atual. O investimento total é de 1,5M€, numa intervenção prevista na Carta Educativa do Município de Santa Maria da Feira. O objetivo desta medida é o de modernizar toda a rede escolar do 1.º ciclo do Ensino Básico, bem como aumentar a cobertura da rede do pré-escolar público e a qualidade do parque escolar de forma a dar uma resposta adequada às novas exigências da escola de hoje e a um eficaz reordenamento da rede escolar.
Segundo a autarquia de Santa Maria da Feira, a criação da Escola Básica de Fornos, com dois níveis de ensino, "vai ao encontro das estratégias de promoção do sucesso escolar e da melhoria das condições de aprendizagem". A construção, que já se encontra na fase final, contempla 4 salas para o 1.º ciclo, 2 para o jardim-de-infância, salas de apoio, sala polivalente, biblioteca, sala de refeições, copa, instalações sanitárias e recreio coberto e exterior. Neste último, serão implantados campo de jogos, parque infantil e espaços verdes.
A intervenção baseia-se na construção de uma única escola básica na freguesia de Fornos, com o intuito de concentrar todos os alunos do ensino básico e crianças da educação pré-escolar num único edifício, promovendo a articulação vertical entre ciclos e níveis de ensino. O investimento global da obra é de 1.537.275,53€ e o elegível de 100 mil euros, com apoio comunitário de 85 mil euros (taxa de comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 85%).
Comentários