top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Esta madrugada entramos na hora de verão


Esta madrugada, 31 de março, domingo, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1 hora, os relógios devem ser adiantados 60 minutos, passando para as 2 horas. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à meia-noite de domingo, passando para a 1 hora. Desta forma Portugal adota a hora de verão, que voltará a mudar a 27 de outubro, marcando a mudança para o regime de inverno, atrasando os relógios uma hora.

Entretanto a discussão em torno da mudança, ou não, da hora continua na ordem do dia, havendo quem defenda a manutenção na hora de inverno, por questões de saúde. Mas, em Portugal, é sabido que o primeiro-ministro, António Costa, defende a continuação do regime atual, com o horário de verão e inverno, apesar de na passada terça-feira, o Parlamento Europeu ter votado favoravelmente ao fim da mudança de hora bianual, com 410 votos a favor, 192 contra e 51 abstenções, mas que entrará apenas em vigor em 2021. Segundo o Parlamento Europeu, caberá a cada Estado-membro decidir se quer aplicar a hora de verão ou a hora de inverno, mas os países da União Europeia deverão todavia coordenar entre si a escolha das respetivas horas legais, de modo a salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno, e notificar essa decisão a Bruxelas até 1 de abril de 2020, o mais tardar.

O relatório propõe que a última mudança obrigatória para a hora de verão ocorra no último domingo de março de 2021. Os Estados-membros que optem pela hora de inverno acertariam ainda uma vez os relógios no último domingo de outubro de 2021. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page