Na madrugada deste domingo, 27 de outubro, os ponteiros dos relógios vão recuar uma hora, como é habitual nesta altura do ano, assumindo-se a hora de inverno, que se manterá até 29 de março de 2020. Esta poderá ser a última vez que a alternância do horário se venha a verificar, tendo em linha de conta o facto de que em março deste ano o Parlamento Europeu discutiu e deu aval ao fim da mudança de hora a partir de 2021. No entanto, esta é uma decisão que ainda aguarda aprovação do Conselho da União Europeia. Da parte de Portugal verifica-se uma posição contrária, mantendo-se a intenção de continuidade do regime bi-horário, com base em dados científicos, que consideram ser melhor a manutenção deste sistema de horário de verão e inverno.
Quem é favorável à abolição da mudança da hora alega que ajuda a diminuir as alterações de sono e a potenciar capacidades como a memória. Outro dos aspetos que argumentam é a convergência entre os países da União Europeia. Já quem é a favor da mudança da hora alega que desta forma a população consegue manter-se adaptada ao padrão da luz do dia.
Certo é que o impasse mantém-se mas, esta madrugada será tudo como o habitual, e às duas horas, não se esqueça de atrasar os ponteiros do relógio em 60 minutos.
Comments