Em S. João da Madeira a oferta pública da valência de jardim-de-infância em agosto, passou a ser uma evidência, numa medida tomada pela Câmara Municipal. O objetivo da edilidade é o da criação de uma resposta às famílias que, "declarada e comprovadamente, necessitam deste serviço também neste mês de interrupção letiva", refere a autarquia.
Intitulado Escola Aberta, o novo programa começou na passada quinta-feira, 1 de agosto, na Escola dos Ribeiros, e contou com a presença da Vereadora da Educação, Irene Guimarães, que registou o arranque da iniciativa, juntamente com técnicos da autarquia.
No decorrer das duas primeiras semanas deste mês de agosto, as cerca de 50 crianças inscritas vão ter a possibilidade de participar em diversas atividades a realizar nessas instalações escolares, contando com a colaboração de vários departamentos da Câmara Municipal, como aconteceu já neste primeiro dia da Escola Aberta.
Na primeira atividade a presença do agente do programa Escola Segura da PSP, José António Rodrigues, ou o “Tonecas”, como é mais conhecido entre os mais novos, foi presença notada que, juntamente com a técnica da autarquia responsável pelas ações de sensibilização no âmbito da segurança rodoviária e mobilidade, deixou alguns ensinamentos às crianças.
Depois de uma apresentação sobre os sinais e regras de trânsito, seguiu-se a realização de “gincanas rodoviárias”, para as crianças colocarem em prática, de uma forma lúdica, o que aprenderam neste âmbito.
Entretanto, a partir da terceira semana, e até ao final de agosto, o programa Escola Aberta passará para a Escola do Parque.
Commenti