top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Executivo recusa aumentar apoio de um euro por aluno para Carnaval das Escolas de S. João da Madeira


O Carnaval das Escolas de S. João da Madeira acontece no próximo dia 15 de fevereiro, a partir das 10h00. Sob o tema "Carnaval com Arte", serão 1964 os figurantes que desfilarão nas ruas da cidade. À semelhança dos últimos dois anos, o cortejo de Carnaval contará ainda com a participação do grupo tradicional português Cardadores de Vale de Ílhavo, que tradicionalmente participam na sua terra, no Domingo Gordo e teça-feira de Carnaval, num desfile onde só entram homens, com meias de renda, cintos carregados de chocalhos e máscaras de pele de carneiro com fitas de papel coloridas a cobrir-lhes a cabeça. Recorde-se que este grupo marcou presença na última edição do Hat Weekend, e regressam agora à cidade.

Como habitualmente, todos os anos, a autarquia atribui uma comparticipação financeira às escolas mas, este ano foi alvo de critica e discordância por parte da oposição, no que ao valor diz respeito, visto que o executivo manteve a proposta de seis euros por aluno. Paulo Cavaleiro, vereador da coligação PSD/CDS-PP, recordou que já no ano passado tinha proposto ao executivo que avaliasse a possibilidade de aumentar a comparticipação em um euro por aluno, a ser aplicado este ano. "O executivo disse o ano passado que ia avaliar a nossa sugestão", no entanto ficou surpreendido por não ter havido qualquer tipo de referência a esse facto. "Trata-se um aumento que não tem peso orçamental que faça as contas entrarem no vermelho", refere o vereador da oposição, que lembra ainda, em declarações à imprensa, que se está a falar numa verba que não ultrapassa os dois mil euros, e que "hoje as condições financeiras são diferentes das dos últimos quatro anos". Paulo Cavaleiro recordou que "pedimos para analisar o assunto mas, chegámos à reunião e não houve nenhuma proposta diferente",e porque diz não serem favoráveis a que este tipo de aumentos sejam feitos em ano de eleições, apresentaram uma proposta alternativa de atribuição de sete euros por aluno."Achamos que é uma proposta que faz todo o sentido, e trata-se de mais uma aposta na área da educação". Paulo Cavaleiro questionou ainda o facto de ter sido contratado um grupo externo, para o qual diz que abdicaria, em detrimento de "dar mais sinais a quem faz o Carnaval".

Em resposta, e justificando a posição do executivo, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, defendeu-se , garantindo que "temos dado muitos sinais na área da educação", dando como exemplo o investimento feito na Assembleia Municipal Jovem, no Erasmus Municipal, Escola Aberta, entre outros programas novos. Já em relação à contratação do grupo Cardadores de Vale de Ílhavo garante tratar-se de "enriquecer a tradição". Considerando que "o apoio é adequado e suficiente para a continuação do cortejo de Carnaval", salienta o facto de "termos de ter muito rigor na gestão das contas públicas do Município". Este comentário foi visto pela oposição como que tratar-se de um exagero da parte do presidente da Câmara. "A Câmara tem perfeitas condições para gastar mais dois mil euros no Carnaval das Escolas", afirmou Cavaleiro, que considerou tratar-se de uma opção política do presidente.

Perante a resposta de Jorge Sequeira, o vereador Paulo Cavaleiro apresentou a proposta de aumento de um euro por aluno, que foi votada em alternativa com a do executivo. A proposta do presidente da Câmara foi aprovado com cinco votos a favor dos vereadores socialistas , enquanto que a proposta da coligação foi chumbada com apenas dois votos favoráveis dos vereador Paulo Cavaleiro e Fátima Roldão. Neste sentido o apoio às escolas continuará a ser de seis euros por aluno.

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page