Faleceu esta sexta-feira, 31 de janeiro, o cirurgião oncológico José Guimarães dos Santos. Natural de S. João da Ver, concelho de Santa Maria da Feira, o primeiro presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto morreu aos 85 anos.
No final de 2018, o médico, licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, foi homenageado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o Prémio Nacional de Oncologia da LPCC – Artur Santos Silva. Esta galardão teve como objetivo “dignificar uma figura incontornável da oncologia nacional e uma carreira dedicada à luta contra o cancro em Portugal e além-fronteiras”, referia na altura o comunicado da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Refira-se ainda, que a Ordem dos Médicos havia distinguido também o médico, em outubro desse mesmo ano, com o Prémio de Mérito da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.
José Guimarães dos Santos foi presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos durante três mandatos, e foi um dos principais impulsionadores dos grupos de estudo do Cancro da Mama, do Cancro Ginecológico, do Cancro Digestivo e presidente da European Surgical Society of Oncology e um dos membros fundadores da Federação Mundial das Sociedades de Oncologia Cirúrgica.
O funeral realiza-se no próximo domingo, 2 de fevereiro, pelas 11h00, na Capela Mortuária de S. João da Ver, seguindo para a Igreja onde será celebrada missa de corpo presente. Findas as cerimónias religiosas irá ser sepultado no jazigo de família no cemitério local.
Comentarios