Em nota enviada à comunicação social, o Bloco Esquerda deu conta do falecimento, este sábado, do sindicalista Manuel Graça. A nível política foi militante da LCI e do PSR, e fundador do Bloco de Esquerda, sendo que durante duas décadas foi o coordenador do Sindicato do Calçado, Malas e Afins do distrito de Aveiro, com sede em S. João da Madeira.
Manuel Graça era natural de Oliveira de Azeméis, e tinha 67 anos. Perante as necessidades económicas e o despedimento do pai, começou a trabalhar com 10 anos de idade, numa fábrica de calçado. Entretanto, desde finais dos anos 70 integrou a direcção do Sindicato do Calçado do distrito de Aveiro, e foi um dos defensores das 40 horas semanais no setor.
Os responsáveis do Bloco de Esquerda lembram que foi membro do Conselho Nacional da CGTP, e que foi "voz de um sindicalismo crítico e combativo, interveniente nos debates sobre democracia no movimento operário".
Pode ainda ler-se na nota que Manuel Graça "foi um exemplo de coragem e sensibilidade". Atingido por doença degenerativa, há quase uma década que se encontrava retirado da intervenção.
Em função das medidas de combate ao Covid-19, as cerimónias fúnebres são reservadas à família de Manuel Graça.
Comments