top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Filme vencedor de Oscar de Melhor Montagem 2020 em exibição na Biblioteca de Santa Maria da Feira


O cinema não para de rolar na tela da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Esta quinta-feira, 13 de fevereiro, "Le Mans 66: O Duelo", é a proposta que gira em torno da guerra entre a Ford e a Ferrari na era do ouro do automobilismo.

Matt Damon e Christian Bale juntam-se na nova película, recentemente vencedora do Oscar de Melhor Montagem 2020. A película que também foi nomeado para Melhor Filme retrata a famosa guerra entre as renomadas marcas Ford e Ferrari na década de 60. Um filme baseado em eventos verídicos que exalta o trabalho de equipa na clássica corrida das 24 Horas de Le Mans.

Depois do documentário "The 24 Hour War", lançado em 2016 retratando a história da lendária disputa desportiva dos anos 60 entre a Ford e a Ferrari pelo predomínio nas 24 Horas de Le Mans, incluindo imagens de arquivo e depoimentos de pessoas que a viveram por dentro, surge a versão ficcionada dessa luta de titãs através do filme "Le Mans ’66: o Duelo".

O cenário são os EUA na década de 60. A Ferrari ganha cada vez mais força no ramo automobilístico pelos sofisticados veículos e excelentes prestações em corridas. Não querendo ficar atrás, a Ford faz uma proposta de compra da Ferrari. No dia do contrato, Enzo Ferrari, Il Commendatore, sente-se insultado pela cláusula restritiva do contrato da Ford e deita o negócio por terra. Henry Ford II, filho do fundador da Ford, humilhado, inicia então uma jornada de vingança que implica a construção de um carro que bata a Ferrari na maior prova mundial: a perigosa e imprevisível corrida das 24 Horas de Le Mans, realizada anualmente no Circuit de la Sarthe (França).

A premissa passa pela reinvenção do Ford GT40 e para isso Henry Ford II conta com uma equipa de excelência: o piloto que após uma doença incapacitante se transformou num designer visionário de automóveis, Caroll Shelby, e o piloto com um feitio difícil mas sobredotado do volante, Ken Miles. Juntos, têm de combater as interferências dos executivos da Ford, as leis da física e os seus próprios demónios pessoais para transformar o GT40 num veículo revolucionário que superará a concorrência.

O filme "Le Mans 66: O Duelo", baseado em factos verídicos sobre a era de ouro do automobilismo de competição é realizado por James Mangold (“Vida Interrompida”, “Walk the Line”, “O Comboio das 3 e 10”, “Wolverine”) e protagonizado pelos oscarizados atores Matt Damon e Christian Bale. A ser exibido no dia 13 de fevereiro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com o custo de 1,5€ para leitores inscritos na Biblioteca, estudantes e seniores, e 3€ para o público em geral.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page