top of page
Buscar
Foto do escritorpguimaster

Fogaceiras uma tradição secular que se vive ao longo deste mês em Santa Maria da Feira


O dia 2 de janeiro marcou o arranque do programa cultural da Festa das Fogaceiras 2019. Até 26 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra a mais antiga e simbólica festividade do concelho com música, teatro, dança, oficinas e workshops, mostras e exposições, serviços educativos e gastronomia.

Com rituais que perduram no tempo, a Festa das Fogaceiras – celebrada a 20 de janeiro – é uma das maiores manifestações religiosas do Norte de Portugal e a mais identitária festividade do concelho de Santa Maria da Feira.

A tradicional festa das fogaceiras teve origem no voto ao Mártir São Sebastião feito pelo povo de Santa Maria numa altura em que a peste matou uma boa parte da população. Em troca, o povo prometeu uma festa e procissão no dia 20 de Janeiro. Nesta festa existiria a oferta de pão doce e delgado que normalmente era confeccionado apenas para ocasiões especiais. A esse pão doce e delgado foi dado o nome de fogaça.

Um dos momentos altos das festividades é o cortejo cívico e a tradicional procissão, celebrada a 20 de janeiro, feriado municipal, na qual participam meninas do concelho, que transportam a fogaça à cabeça vestidas de branco com faixas coloridas à cintura, cumprindo a promessa feita ao mártir São Sebastião em 1505, transformando-se num ícone desta festa secular. Mas para poderem participar, as meninas terão de efetuar a sua inscrição, que ainda pode ser feita até ao dia 11 de janeiro.


A Festa das Fogaceiras 2019 decorre de 2 a 26 de Janeiro em Santa Maria da Feira


Conhece aqui o programa completo da Festa das Fogaceiras:


2 de Janeiro a 31 de Março - Exposição: São Sebastião: O Voto, a Identidade, a Arte (Museu de Santa Maria de Lamas) 2 a 31 de Janeiro - Visita e oficina de expressão plástica: Fogaça ou Fogaceira?! (Museu de Santa Maria de Lamas) 4 a 17 de Janeiro - Difusão da Tradição (Escolas do Concelho) 4 a 18 de Janeiro - Projeto “ Era uma vez”, educação literária, artística e musical - “Amassa, amassa – diz a fogaça” (Jardins de Infância do concelho) 8 a 25 de Janeiro - Oficinas e Workshops: Cumprindo a tradição (Museu Convento dos Lóios) 5 de Janeiro 21:30 - Grande concerto de ano Novo com Ana Bacalhau (Grande Auditório do Europarque) 6 de Janeiro 17:00 - Concerto Palestra Canções Feirenses (Cineteatro António Lamoso) 9 de Janeiro 22:00 - Shared Files (Cineteatro António Lamoso) 12 de Janeiro 9:30 - XVIII Capítulo da Confraria da Fogaça da Feira (Castelo de Santa Maria da feira) 18:00 - D. Pedro de Cristo: Esplendor Musical do Mosteiro de Santa Cruz (Igreja de Rio Meão) 13 de Janeiro 15:00 - “A minha família vai ao Museu! E a tua?!” Especial Festa das Fogaceiras (Museu de Santa Maria de Lamas) 15:00 - Workshop "Domingo da Família" (Museu Convento dos Lóios) 15:00 - XVI Encontro de Grupos de Cantares de Janeiras e de Reis (Cineteatro António Lamoso) 18 de Janeiro 11:45 - À Descoberta do Património de Santa Maria da Feira (Castelo de Santa Maria da Feira) 18:00 - Projeto Miserere: Quarta Visita à Obra de Recuperação e Reabilitação da Igreja da Misericórdia (Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira)

19 e 20 de Janeiro 10:00 - XIII Exposição Reinventar o Traje das Fogaceiras (Praça Gaspar Moreira) 20 de Janeiro - Festa das Fogaceiras 10:30 - Cortejo cívico, Paços do concelho (Igreja Matriz) 11:00 - Missa Solene com Bênção das Fogaças (Igreja Matriz) 15:30 - Tradicional Procissão das Fogaceiras (Ruas do centro histórico) 20 de Janeiro 10:30 - “As fogaceiras na rua” Concurso de desenho (Centro histórico de Santa Maria da Feira) 21:30 - Teatro "Mudos, Calados e Caladinhos" (Cineteatro António Lamoso) 23 de Janeiro 22:00 - JP Simões (Foyer do Cineteatro António Lamoso) 25 de Janeiro 18:00 - “Castelo com Fogaça” (Castelo de Santa Maria da Feira)

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page