Hoje é dia de Santo Estêvão, e em Arrifana, Santa Maria da Feira, cumpre-se a tradição. As festas em honra do santo são comemoradas desde há muitos anos. Segundo alguns relatos históricos, a capela erigida sobre uma mamoa, em 1567, como se pode ler inscrito numa lápide na base do remate do edifício, foi destruída por um temporal a 23 de dezembro de 1916. Sobre esta capela sabe-se que a estrutura exterior corresponde integralmente ao espaço interior, uma área circular coroada por um grande coruchéu.
No interior, o remate assenta sobre uma viga de ferro colocada transversalmente, e do programa decorativo interior resta a imagem de Santo Estevão, em pedra de ançã, feita por uma oficina coimbrã. Entretanto, após o temporal, a povoação de Arrifana, por subscrição pública, reconstruíu integralmente o templo, mantendo a sua traça original. Ao seu lado foi construída uma outra maior, local onde se realizam as cerimónias em honra do santo.
Curiosidades das festividades
Manda a tradição, que neste dia se beba a jeropiga acompanhada de bons petiscos. Contam também os mais antigos que quando no dia de Santa Luzia chove, no dia de Santo Estêvão está sol, e vice versa, e este ano a tradição mantém-se.
Comments