A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um comunicado, no seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e de acordo com a informação meteorológica apurada, "prevê-se para as próximas horas um agravamento das condições meteorológicas", sendo que o "período mais crítico" começa às 12h00 de hoje e termina às 06h00 de amanhã.
Segundo a Proteção Civil, é expectável precipitação persistente, localmente intensa a partir do meio da manhã, "mais provável nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu".
IPMA coloca distrito de Aveiro sob aviso amarelo
Entretanto, o IPMA colocou sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo e Braga, e sob aviso amarelo, estão Viseu, Porto, Vila Real e Aveiro, devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, entre as 12h00 de hoje e as 06h00 de sábado.
O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Aviso aos automobilistas para o risco de piso escorregadio e eventuais cheias
A Proteção civil alerta ainda que, e perante estas previsões meteorológicas poderão ocorrer determinados efeitos, como piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, e possibilidade de cheias rápidas em meio urbano. Nesse sentido alertam-se os condutores para o máximo de atenção na condução e redução da velocidade.
Foi também emitido um alerta para a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem e danos em estruturas montadas ou suspensas.
A ANPC aponta ainda a eventualidade de ocorrerem dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de praia-mar, queda de ramos ou árvores, acidentes na orla costeira, fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes e obstrução de vias de circulação.
コメント