O Bernardo é um menino natural de S. João da Madeira, com 17 meses de idade, que, aos quatro meses, viu-lhe diagnosticado CDG (Défice Congénito de Glicosilação Tipo II, uma doença metabólica rara. Esta doença obriga a criança a ter de se alimentar por uma sonda, ao mesmo tempo que lhe afeta os músculos. Entretanto, a sonda nasogástrica já não está a ser bem tolerada, havendo a necessidade de partir para a colocação de uma sonda PEG, que é aplicada na barriga. As boas notícias são que, através de bastante terapia, o Bernardo poderá voltar a alimentar-se normalmente. Segundo os pais da criança, através da terapia da fala, método Padovan, que trabalha os músculos, poderá haver recuperação da força, mas, sempre dependendo da evolução da doença.
Só que, os custos destes tratamentos diários, bem como as consultas a que está sujeito, semanalmente, no Centro Materno Infantil do Norte, variam entre os 120 e os 600 euros mensais. E, no sentido de minimizar estas despesas, os pais, lançaram diversas iniciativas de angariação de fundos, uma das quais conseguiu levar o pequeno Benny e a família à TVI, com o apresentador Manuel Luís Goucha a fazer um donativo de 5000 euros para a causa do Bernardo.
Entretanto, e para começar o novo ano, na próxima segunda-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, o Restaurante Bistrô da Dona Isa, em S. João da Madeira, organiza um jantar, onde o Benny vai ser o "Rei da Festa", com a participação do grupo musical sanjoanense Presto Duo. A receita reverte quase na integra para esta causa. "Venham fazer desta Noite de Reis um momento solidário e único pelo Benny", é o apelo dos organizadores, que alertam para o facto de que as inscrições são limitadas à lotação do espaço.
Comments